Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre a confiança e a verdade e como a expressão de dúvidas pode ajudar com a imagem

Uma pesquisa publicada na Phys.org deu uma nova associação entre a confiança e a verdade. Enquanto muitas pessoas acreditam que a confiança gera a verdade, especialistas afirmam que a confiança excessiva pode, muitas vezes, gerar desconfiança e confusão entre as pessoas. Porém, essa confiança em questão não é aquela que se constrói em um relacionamento, e sim, a que é passada entre pessoas que agem com segurança. 

Por muito tempo, a confiança e a verdade foram interligadas, onde pessoas que parecem mais confiantes em sua fala transparecem a verdade nos outros. É comum ouvir que, durante um discurso, a confiança é chave para que o público confie em você e associe suas palavras com a verdade

Contudo, de acordo com a pesquisa, isso pode não ser considerado à prova de falhas.

O que diz a pesquisa?

Durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, embora as questões relacionadas à doença tenham sido entregues com confiança por profissionais de saúde, a constante mudança de fatos começou a confundir o público. 

De acordo com o Pew Research, a porcentagem de americanos confusos e menos confiantes em relação aos profissionais de saúde aumentou por conta das constantes mudanças de diretrizes. Embora essas atualizações fossem feitas baseadas em novos fatos sobre o vírus, especialistas acreditam que uma mudança tática na hora de compartilhar as informações poderia evitar a desconfiança. 

Mas, deste modo, é possível dizer que a confiança nem sempre transparece a verdade. Isso acontece principalmente a longo termo, uma vez que existe a possibilidade de uma margem de erro maior. 

Em contrapartida, a pesquisa também garantiu que a confiança pode ser ganhada através da expressão da dúvida. Em algumas ocasiões, expressar não saber de um assunto ou de seus resultados pode transparecer a confiança e a verdade.

A outra face

Por outro lado, a confiança e a verdade estão interligadas em um aspecto mais emocional, que se refere às relações. Nesses casos, a confiança se diz respeito ao sentimento de confiança atribuído dentro de relações pessoais, algo que é possível construir e trabalhar. 

Diferentemente do conceito anterior, nesse caso, é possível dizer que construir a confiança dentro das relações gera a verdade a transparecer dentro de suas ações e sentimentos. Afinal, confiar em alguém pode significar compartilhar a verdade de suas experiências e vivências às outras pessoas.