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Folhas do agave perdidas na produção do licor chegam a 400 mil toneladas anuais no México; estudo de empresária e ambientalista do país poderá abrir portas para novas patentes, acesso de mulheres a instalações científicas profissionais e incentivo ao apoio institucional

Por ONU News | A Organização Internacional de Propriedade Intelectual, Ompi, afirma que a reciclagem resíduos da produção da tequila pode gerar uma indústria criativa de sacolas ecológicas. Para a agência, a prática pode levar ao sucesso e à sustentabilidade.

A pioneira é Ana Laborde, uma empresária e ambientalista mexicana que observou o desperdício por trás das práticas de produção do licor durante a pesquisa. A conclusão é resultado de um mestrado em inovação empresarial no Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey, TEC.

Sacola plástica ecológica

O estudo coincidiu com a preparação, pelos legisladores, do projeto de lei para banir os plásticos descartáveis. Ela investigava alternativas biodegradáveis para a sacola plástica ecológica que envolvia material do milho e batata.

O desperdício das folhas de agave na produção da tequila pode chegar a 40 mil toneladas por ano. Observando as etapas de produção do licor, ela pensou numa aplicação de fibras extraídas facilmente da planta como uma fonte inexplorada para obter plástico ecológico.

O projeto envolveu uma equipe de pesquisa composta por engenheiros químicos da Universidade. A meta era usar as folhas de agave para extrair a celulose, uma molécula que confere integridade estrutural às plantas.

Com o sucesso do trabalho, Ana Laborde constatou que muitas mulheres teriam mais oportunidades de obter patentes e um acesso mais facilitado a instalações científicas profissionais e de apoio institucional.

Especialistas em áreas como negócios

Já para as questões de inovação e proteção da inovação, a investigadora sugeriu uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas em áreas como negócios, questões técnicas e jurídicas.

A líder da BioSolutions mira consolidar seus negócios nos Estados Unidos e em grande parte da América Latina na expansão de sua linha de produtos e clientes.

O aceno ao mercado norte-americano aconteceu numa parceria que levou produtos a bares, restaurantes e outros eventos.

A companhia produz copos de cerveja ecológicos para grandes shows e estádios com o uso de resíduos da produção de cerveja.


Este texto foi originalmente publicado por ONU News de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


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