Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda alguns exercícios para fazer durante a menstruação e quais são os seus benefícios

Encontrar exercícios para fazer durante a menstruação pode ser fácil, o difícil é encontrar motivação. Afinal, a menstruação é um período de muito desgaste para a mulher. Contudo, especialistas da saúde garantem que o exercício físico pode ser benéfico naqueles dias. 

Se exercitar durante a menstruação pode aliviar sintomas da TPM, assim como melhorar o humor por conta da liberação de endorfinas, e também é um ótimo combate para as dores menstruais como a cólica. Além disso, os benefícios dos exercícios em geral não param durante a menstruação. Esses hábitos contribuem para o melhor funcionamento do organismo, além de reduzir os riscos de algumas doenças e condições, como a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares

Dificuldades

Além de sintomas como cólicas, dores de cabeça e inchaço que podem ser um empecilho para conseguir se exercitar durante a menstruação, outros fatores também podem afetar a energia da mulher. Isso se dá porque, durante a menstruação, os níveis de progesterona e estrogênio do organismo ficam menores do que o normal, o que resulta na falta de energia e maior probabilidade de sentir cansaço. 

Dicas

Por conta da falta de energia, é importante não se sobrecarregar ou tentar fazer mais do que o corpo aguenta. Portanto, escolha exercícios de pouca intensidade e que ajudam a aliviar os sintomas menstruais. Foque na forma física em vez da intensidade ou melhor performance física. 

Para diminuir a possibilidade da aparição de sintomas como o inchaço e a constipação, mantenha-se hidratado durante os exercícios. 

Agora só resta escolher entre os melhores exercícios para fazer durante a menstruação

Yoga 

Estudos indicam que a yoga ou exercícios de alongamento estão entre os melhores exercícios para fazer durante a menstruação porque promovem o fluxo sanguíneo além de reduzir a tensão muscular. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016, praticantes de yoga são menos prováveis a desenvolver sintomas de TPM ou dores menstruais.

Cardio de baixo impacto

Por conta dos baixos níveis de estrogênio, considere realizar exercícios mais leves, como o cardio de baixa intensidade ou até uma caminhada curta. Exercícios aeróbicos, além de obterem diversos benefícios à saúde, também provaram ser eficazes no alívio de alguns sintomas da TPM. 

Correr

Correr está entre os exercícios que ajudam a combater a cólica durante a menstruação. Porém, é importante manter um ritmo não tão intenso para não sobrecarregar o corpo. Estudos apontam que os pulmões funcionam melhor durante o final da menstruação, então leve isso em consideração antes de tentar correr uma maratona! 

Pilates

Assim como a yoga, o pilates pode ser um dos melhores exercícios para fazer durante a menstruação por conta do ritmo relaxado e não tão intenso. Ele é bom para aliviar sintomas físicos e mentais da TPM, além de ser melhor que os exercícios aeróbicos.