Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Pessoas que sofrem com dores nas juntas, ossos ou cartilagens podem optar pela quiropraxia para tratar seus sintomas

A quiropraxia é um tipo de medicina tradicional que se baseia na ideia de que o corpo pode se curar com a ajuda de manipulações feitas com as mãos de um profissional treinado. O principal uso da quiropraxia é para o tratamento de dores, como dores nas costas ou nas juntas. 

A técnica da quiropraxia foi usada pela primeira vez em 1985. Nesta ocasião, o fundador da prática, Daniel David Palmer, ajustou a espinha dorsal de um zelador e afirmou que conseguiu restaurar sua audição.

Apesar do tratamento de manipulação da espinha ser usado há anos, antes mesmo de Palmer, muitos especialistas o enxergam como o pai da quiropraxia

Condições tratadas pela quiropraxia 

  • Dor nas costas, pescoço e cotovelo
  • Osteoartrose
  • Problemas de cartilagem
  • Problemas nas juntas
  • Condições que afetam os músculos

Todo o tratamento de quiropraxia é único. Isso significa que cada profissional da área avalia seus pacientes e cria uma série de técnicas personalizadas. No entanto, um dos grandes focos dessa medicina tradicional é a coluna dorsal. 

Benefícios da quiropraxia 

Reduz a dependência de opiáceos analgésicos

A maioria das pessoas que sofre com dores crônicas toma algum tipo de opiáceo analgésico para lidar com os sintomas. Adotar o tratamento da quiropraxia pode ajudar a reduzir o consumo desses medicamentos. Um estudo, publicado em 2020, mostrou que pessoas que fazem quiropraxia tomam menos opiáceos para a dor. 

Melhora os sintomas de dor de cabeça

A manipulação da espinha pode ajudar significativamente a tratar dores de cabeça, principalmente aquelas que têm origem no pescoço. Em uma pesquisa, publicada em 2016, os cientistas revelaram que o tratamento com quiropraxia em pessoas com dor de cabeça crônica foi mais eficiente do que uma rotina de prática de exercícios

Reduz sintomas de escoliose

O uso de técnicas da quiropraxia pode ter benefícios para pessoas que sofrem com escoliose. Alguns especialistas acreditam que a quiropraxia pode ajudar na redução do ângulo Cobb, medida usada para determinar a deformidade de uma espinha dorsal.

Ajuda a melhorar a postura

Se você tem problemas com sua postura, principalmente se você passa a maior parte do dia sentado, a quiropraxia pode ajudá-lo. Um estudo de 2017, realizado em uma mulher de 27 anos que sofria com hipercifose — também conhecida como postura corcunda — apontou resultado positivo na melhora de seu quadro depois de 6 meses de tratamento com quiropraxia

Pode ajudar na performance atlética 

Devido ao impacto positivo da quiropraxia na mobilidade, redução de dor e na menor restrição de tecido, o tratamento tem benefícios para atletas. No entanto,ainda são necessários mais estudos sobre o tema, já que uma pesquisa de 2019 aponta que a quiropraxia não tem impacto na vida de atletas sem sintomas de dores. 

Satisfação comprovada 

Muitos estudos mostram que pessoas que fazem quiropraxia têm um alto nível de satisfação com o tratamento. Em um estudo, do ano de 2015, pesquisadores descobriram que todos os seus 544 voluntários afirmaram ter grande satisfação com a prática da quiropraxia

Além disso, 92% das pessoas envolvidas no estudo afirmaram ter melhoras nos sintomas de dor, e 80% apontou uma melhora na sua habilidade de locomoção.

A consulta de quiropraxia

Na visita ao quiropraxista, o profissional precisa conhecer os seus sintomas, para depois determinar qual o método adequado para o seu tratamento. As técnicas de quiropraxia são:

  • Manipulação espinhal, usar as mãos para aplicar força nos músculos, ossos, juntas, espinha e pescoço;
  • Movimentos de empuxo curtos e acentuados;
  • Mover gradualmente as suas articulações em diferentes posições;
  • Puxar e esticar os músculos em diferentes direções.

O tratamento de quiropraxia não costuma ser doloroso, no entanto, algumas pessoas sentem desconforto. Se notar algo de errado, notifique o profissional imediatamente.

Riscos da quiropraxia 

A quiropraxia é uma prática geralmente segura, realizada por um profissional treinado e registrado. Porém, é possível apresentar alguns efeitos colaterais, como:

Esses sintomas precisam passar em alguns dias, caso não passem, é preciso consultar um médico. Se o profissional errar ou não tiver o treinamento adequado, pode existir o risco de desenvolvimento de hérnia ou derrame. 

Quiropraxista

Para se tornar um especialista em quiropraxia, a pessoa precisa ter um curso de ensino superior na área ou ser um fisioterapeuta com especialização em quiropraxia. No caso da pessoa não apresentar nenhum dos estudos, o ideal é evitar a consulta.