Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o que é queloide e como é feito o seu tratamento

Queloide é um tipo de tecido cicatrizante que se forma quando a pele faz a superprodução de colágeno. Diferente dos outros tipos de cicatrizes, ela cria um tecido mais firme, espesso e elevado. Elas levam até três meses para demonstrar seus primeiros sinais, depois disso continuam crescendo por semanas ou em casos mais severos, por anos. 

As queloides podem ser formadas depois de qualquer coisa que desenvolve uma cicatriz, como queimaduras, piercings, tatuagens, cortes e até a acne

A criação desse tecido não pode ser prevenida e pode ser tratada. A queloide é benigna e não prejudica a saúde, mas pode irritar a pele e por ser uma condição estética, pode afetar a autoestima.

Ela é mais comum nas áreas das orelhas, ombros, bochechas e no peito. 

Sintomas 

Embora sejam facilmente detectadas pela elevação da pele, as queloides também apresentam sintomas diferentes. Alguns deles são:

  • Pele com a coloração avermelhada, rosa ou roxa
  • Coceira, dor ou sensibilidade na área afetada
  • Crescimento desacelerado 
  • Textura diferente — a queloide tem a textura mais macia e pastosa

Predisposição genética

Casos de prevalência e desenvolvimento da queloide varia com a etnia. É estimado que pessoas com a pele escura têm de 15 a 20% mais chances de desenvolver a condição do que pessoas com a pigmentação mais clara. Ela, portanto, é mais comum em pessoas latinas, negras e asiáticas. É quinta doença de pele mais comum em adultos negros na Grã-Bretanha e a número um em pacientes chineses

A genética também foi apontada como causa frequente da condição. É possível que pessoas com casos de queloide na família tenham predisposição a desenvolvê-la. De acordo com especialistas, a interação da genética com fatores ambientais também pode resultar na formação desse tecido. 

Um estudo aponta que um pessoas com um gene específico, identificado como AHNAK, têm mais chances de desenvolver a formação.

Tratamento 

O tratamento da queloide pode ser complicado e a condição pode voltar. Ela resulta da pele tentando se curar, e quando é retirada tende a retornar. 

Dermatologistas oferecem alguns tipos de tratamento, como:

  • Injeção de esteroides 
  • Cirurgia seguida de radioterapia
  • Laser
  • Aplicação de fitas impregnadas com esteroides
  • Aplicação de uma camada de gel de silicone 

Remédios caseiros 

Como é uma condição comum, também foram desenvolvidos vários remédios caseiros que auxiliam no seu tratamento. Alguns deles são:

Aspirina

Esmague três aspirinas e as misture com água, formando uma pasta. Aplique no local da queloide por uma ou duas horas, depois enxágue. Repetir todos os dias até ela ser curada.

Alho

Esmague dois ou três dentes de alho e aplique na área afetada por 15 minutos. Se a pele estiver irritada, suspenda o uso. Depois enxágue e hidrate a pele. 

Cebola

Corte uma cebola pequena em pedaços pequenos e retire seu suco com ajuda de um filtro de pano. Aplique o suco na área da queloide e espere secar, depois enxágue. Repita o processo de três a quatro vezes ao dia até obter o resultado desejado. 

Se nenhum dos remédios caseiros fizerem efeito, consulte um dermatologista.