Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Teorias revelam que a origem da água está ligada à formação do sistema solar

A origem da água na Terra foi e ainda é objeto de estudos. A curiosidade se dá em grande parte pelo fato da Terra ser o único dos planetas do sistema solar que possui água líquida em sua superfície. Entenda o que as principais e novas teorias dizem sobre o assunto.

Qual é a origem da água no planeta Terra?

Na ciência, existem várias teorias que tentam explicar certos fenômenos. Para determinado ramo científico (o que defende a teoria do Big Bang), a água que temos hoje na Terra teve origem na formação do sistema solar. A explosão do Big Bang originou os primeiros átomos de hidrogênio. Após milhões de anos, nuvens de hidrogênio e hélio dispersas no cosmo foram se adensando e originaram as estrelas.

A junção do hidrogênio com o oxigênio

Devido à alta temperatura, essas nuvens primárias de nebulosa solar permaneceram na forma de vapor em regiões periféricas desses corpos celestes que, em seus interiores, tiveram reações nucleares que originaram diversos elementos químicos, como o próprio oxigênio. A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente. Por isso expulsou para a crosta grandes quantidades de água em forma de vapor. Os vulcões expeliram gás hidrogênio e vapor de água. Esse processo criou a nossa atmosfera.

Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás, que deu origem a nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A maior parte da água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem aos oceanos primitivos.

Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre. Por causa de sua posição e condições ideais, foi possível a formação de água em três estados: sólido, líquido e gasoso. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as rochas do subsolo formou as águas subterrâneas e, na medida em que os continentes emergiram, criaram-se os primeiros rios, lagoas, pântanos e os primeiros seres vivos.

Outras teoria sobre a origem da água

Existem teorias que afirmam que a Terra teria sido um planeta seco em seus primeiros anos de existência. De acordo com essas teorias, as primeiras fontes de água foram cometas e meteoros feitos de gelo que chegaram à Terra. 

Contudo, em um estudo publicado na revista Science em 2020, Piani e colaboradores afirmam ter evidências para afirmar que a água se originou junto com a formação da Terra.

No artigo, a composição de meteoritos raros chamados de condritos de enstatita foram estudados. A teoria é de que estes condritos participaram da formação das primeiras rochas terrestres, pois sua composição é similar a encontrada no manto. Ademais, diferente de outros meteoritos, os condritos de enstatita se originam em áreas próximas ao Sol, sendo quentes e secos.

Como a água pode ser encontrada na natureza?

Origem-da-água
Foto de NASA na Unsplash

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Desse total, aproximadamente 97,5% está presente nos mares e oceanos da Terra. Porém, na forma de água salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano. Dos 2,5% restantes, que perfazem o total de água doce existente, 2/3 estão armazenados nas geleiras e calotas polares.

Além disso, apenas 0,77% de toda a água está disponível para o nosso consumo. Sendo encontrada em rios, lagos, águas subterrâneas, incluindo a água presente no solo, atmosfera (umidade) e biota.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais