Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Comunidades marisqueiras se uniram para diminuir impacto do óleo

Imagem de kmarius por Pixabay

O mangue é um ecossistema único que nasce do contato entre rios e mares. Embora seja mais associado à região amazônica, que concentra 80% dos manguezais, ele está presente em quase todo o litoral brasileiro. É formado por árvores com raízes expostas, por onde as plantas respiram, formando um verdadeiro labirinto.

Complexo e sensível, alguns dos mangues mais importantes do Brasil foram atingidos por petróleo durante o vazamento de óleo que atingiu a costa brasileira em 2019. Essa é a história do quarto episódio da série de vídeos “Vidas sob o Mar de Petróleo”.

.

Os manguezais são fonte de renda de milhares de famílias que coletam crustáceos e mariscos diariamente. Mas, por serem áreas extremamente sensíveis e de difícil acesso, a limpeza total desses locais ainda pode levar muitos anos.

Helena Ivalda é marisqueira e artesã na cidade de Ipojuca, Pernambuco, e conta que sua comunidade foi acordada na madrugada aos gritos por um jangadeiro que viu as primeiras manchas entrarem no mangue. “Minha família toda, minha comunidade toda vive do mangue. Eu comecei com 12 anos, mas ser marisqueira vem de gerações. Minha vó e minha mãe eram. Minhas filhas são e meu filho de 16 anos já é pescador. Quando o óleo chegou eu e uma turma de marisqueiras daqui fomos até o local para tentar limpar”, afirma Ivalda.

Com a chegada do óleo, os moradores temeram perder não só a fonte de renda, mas também seu estilo de vida tradicional. “A gente vive pela maré e ela é tudo para a gente. A gente não é dono da natureza, ela que é dona da gente. O mangue, em especial, é como se fosse a minha casa. Porque é lá onde eu conto minha história, lá no mangue é onde eu distribuo meu dia a dia e é para quem eu conto a minha história. E, querendo ou não, é um trabalho arriscado porque tem abelha e marimbondo, mas não pense que a gente vai se esconder. Enfrentamos o óleo, estamos enfrentando o COVID e vamos enfrentar o que mais vier e vamos vencer”, afirma Ivalda.

Para assistir a todos os episódios da série “Vidas Sob o Mar de Petróleo”, acesse a playlist completa no Youtube.



Veja também: