Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Cada tipo de armazenamento determina uma validade diferente para a água. Entenda:

Imagem editada e redimensionada Noppadon Manadee, está disponível no Unsplash

Nem todos acreditam que a água tem validade, mas o fato é que qualquer tipo de armazenamento de água tem um tempo limite. Entenda:

A água da torneira

A água da torneira pode ser armazenada e consumida por até seis meses com risco mínimo de efeitos colaterais adversos, desde que tenha sido armazenada adequadamente (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

No entanto, a água da torneira que foi carbonatada (gaseificada) pode mudar de sabor com o tempo, à medida que o gás escapa. Porém, apesar da alteração no sabor, até seis meses, a água é considerada segura para beber.

Se estiver pensando em armazenar a água da torneira, use recipientes limpos e higienizados, de preferência de vidro ou cerâmica. Identifique-os com a data de enchimento e indique que eles contêm água potável. Armazene os recipientes em local fresco, seco e ao abrigo da luz por até seis meses (confira aqui estudo a respeito: 4).

A água engarrafada tem validade

Embora a água em si não “estrague”, a água que foi engarrafada em plástico tem prazo de validade. Por isso não é uma boa ideia beber água de garrafas plásticas muito além da data de validade.

Isso ocorre porque o plástico pode começar a penetrar na água com o tempo, contaminando-a com produtos químicos, como antimônio e bisfenóis (confira aqui estudos a respeito: 5, 6, 7). Saiba mais sobre os bisfenóis na matéria: “Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos“.

Se ingeridos regularmente, esses compostos plásticos podem se acumular lentamente em seu corpo, prejudicando a saúde intestinal, a imunidade e a função respiratória (confira aqui estudos a respeito: 8, 9).

Além disso, a água engarrafada carbonatada pode eventualmente perder o gás, perdendo sua carbonatação e desenvolvendo um sabor desagradável.

Dicas de armazenamento

O armazenamento adequado da água engarrafada pode ajudar a prevenir o crescimento bacteriano e reduzir o risco de efeitos colaterais, como náusea, dor de estômago, vômito e diarreia (confira aqui estudo a respeito: 10).

Altas temperaturas podem promover o crescimento bacteriano e aumentar a liberação de produtos químicos plásticos nocivos na água (confira aqui estudos a respeito: 11, 12).

Manter a água engarrafada em local fresco e longe da luz solar direta pode ajudar a promover a segurança alimentar adequada e reduzir o risco de efeitos negativos à saúde.

Como as garrafas de plástico também são ligeiramente permeáveis, é melhor armazenar a água engarrafada longe de produtos de limpeza e produtos químicos para uso doméstico.

Se você perceber que sua água desenvolveu um sabor ou odor estranho, você deve fervê-la antes de beber ou descartá-la.

Portanto, é melhor evitar a água engarrafada comercialmente além da data de vencimento. A prática de técnicas de armazenamento adequadas pode ajudar a reduzir o risco de efeitos colaterais e garantir que sua água potável seja segura para beber.



Veja também: