Açúcar: o mais novo vilão da saúde

eCycle

Consumo consciente também passa por uma boa alimentação. Conheça o que faz do açúcar um vilão da saúde

Antes um coringa na nutrição saudável, o açúcar apresenta malefícios à saúde

Doenças infecciosas não são mais as grandes responsáveis pela mortalidade mundial. Novas patologias relacionadas aos maus hábitos alimentares e mutações genéticas roubaram o lugar que antes era dos vírus e das bactérias. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), doenças crônicas não transmissíveis como câncer, diabetes e problemas no coração são responsáveis por cerca de 35 milhões de mortes ao ano.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos Estados Unidos, destacam outro responsável pela mudança na saúde pública mundial, além do cigarro e do álcool: o açúcar.

Os autores responderam uma pergunta que havia sido feita por muitos: O açúcar faz mal?

Eles afirmam que os efeitos danosos do açúcar no organismo humano são semelhantes aos promovidos pelo álcool e que seu consumo também deve ser regulado. O problema não está na obesidade em si e sim na disfunção metabólica. Pessoas não obesas estão desenvolvendo mais problemas no fígado e rins do que antigamente.

O índice é maior nos países menos ricos. Segundo o estudo publicado na revista Nature, 80% das mortes por doenças não transmissíveis acontecem nos países de renda média a baixa.

Os autores defendem o controle das taxas de açúcar no alimento como política pública de prevenção de doenças. A regulamentação se daria com preços mais altos para produtos de alta carga energética e pouco valor nutricional, além da proibição de venda para menores de idade e em lugares frequentados por crianças.

Porém, ao contrário do álcool e tabaco, o açúcar está presente em alimentos essenciais e tem valor nutricional em pequenas quantias, o que complica a regulamentação da substância. Em alguns casos, o refrigerante é mais acessível para a população carente, em termos de preço, do que o litro de leite. Fato que abre novas discussões de política pública no Brasil.


Fonte: Nature.com


Veja também:



 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail