Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

“Obrigado” é a palavra usada para demonstrar gratidão; no entanto, algumas pessoas encontram dificuldades em expressar esse sentimento

Dizer obrigado, às vezes, pode não parecer o suficiente. Quando uma pessoa se oferece para ajudar ela está abdicando de um tempo só dela para ajudar aos outros, por isso é preciso reconhecer esta atitude. Uma das formas de agradecer essa atitude é dizendo “obrigado”.

No entanto, essa não é a única forma de agradecer alguém pela sua ajuda. Algumas palavras de conforto, ou até mesmo presentes significativos podem ser uma boa forma de falar obrigado. Sua gratidão pode ser expressada de diversas maneiras, além do bom e velho obrigado

Se você conhece alguém que lhe ajudou e agora precisa achar uma forma de dizer obrigado, confira a lista a seguir com algumas formas de expressar gratidão:

Seja genuíno ao dizer obrigado 

O passo mais importante para dizer obrigado para alguém é fazendo isso de forma honesta. Seja verdadeiro em suas palavras, e deixe bem claro como aquilo foi significativo para você. Um obrigado sincero é o suficiente para fazer o dia de uma pessoa feliz, então não tenha medo de expressar seus sentimentos reais. 

Mostre sua apreciação e carinho no futuro

Mesmo depois de dizer o seu obrigado, faça questão de relembrar a sua apreciação à pessoa. Ou seja, faça visitas, mande flores, lembranças ou pergunte como ela está de vez em quando. Se mostre preocupado e ofereça ajuda no que for possível.

Continuar mostrando apreciação ao ato da pessoa é uma iniciativa que pode acabar gerando uma amizade genuína. Onde duas, ou mais pessoas, são unidas por um ato de gratidão. Assim, no futuro é possível criar um ambiente de proteção e ajuda mútua entre aqueles envolvidos.  

Não exagere 

Algumas pessoas não gostam de grandes demonstrações de gratidão. Por isso, quando for agradecer, mantenha seu agradecimento curto, mas sincero e genuíno. Além disso, não faça um grande espetáculo para dizer obrigado, a não ser que a pessoa tenha esclarecido que tudo bem dizer obrigado com um grande presente.

Depois de agradecer, não persista em seu obrigado de maneira repetitiva. Uma vez ou outra demonstre sua apreciação pela pessoa, mas não insista em ficar repetindo o seu obrigado

Afinal, a pessoa pode acabar se cansando. Em algumas situações, apenas um simples obrigado é o suficiente.

Seja específico 

Quando for dizer obrigado para alguém seja específico sobre o que está sendo agradecido. Isso faz com que suas falas sejam personalizadas, de forma que a pessoa que está recebendo o obrigado se sentirá especial.  Um exemplo é:

Obrigado (a) por ser um ótimo amigo”

Mande presentes e lembranças

Se dizer obrigado frente a frente é algo impossível, e mandar uma mensagem ou e-mail não parece ser o suficiente. Então, mande um presente para a pessoa que você quer expressar sua gratidão. 

Escolha algo do interesse de quem você quer agradecer. Pode ser um jogo, um livro, flores e até mesmo a comida favorita da pessoa. Certifique-se que o indivíduo irá entender que você pensou nele quando mandou a lembrança. Se achar necessário, você também pode enviar um bilhete ou uma carta, expressando seus sentimentos.

Devolva o favor com outro favor

Se mesmo depois de dizer obrigado, você ainda quiser demonstrar sua gratidão, faça uma boa ação. Preste atenção se a pessoa precisa de alguma ajuda, ou questione-a. Desta forma, você pode reconhecer uma dificuldade que ela tem e você consegue prestar apoio, expressando o quão grato você está por ela.

Use suas palavras

Existem diversas maneiras de se dizer obrigado com as palavras. Confira algumas delas a seguir:

De forma geral

  1. Estou muito grato;
  2. Eu aprecio sua ajuda;
  3. Obrigado pelo seu trabalho duro nisto;
  4. Não o poderia ter feito sem você;
  5. Fico te devendo uma;
  6. Muito grato;
  7. Obrigado por me ter apoiado;
  8. Por favor, aceite a minha mais profunda gratidão;
  9. Tenho de dar crédito onde é devido;
  10. Isto tem sido uma bênção tão grande;
  11.  Não posso agradecer-lhe o suficiente;
  12. É muito amável da sua parte;
  13. Obrigado por ter tido tempo para o fazer;
  14. O seu apoio significa muito;
  15. Estou eternamente agradecido.

Obrigado relacionado ao trabalho 

  1. Obrigado pela ajuda de hoje. 
  2. Tenho que te agradecer pela forma como as coisas funcionaram. Tem sido ótimo trabalhar em conjunto.
  3. Não posso agradecer o suficiente pela ajuda que prestou hoje. Mais uma vez, obrigado.
  4. Estou grato por esta oportunidade. Vou me certificar de não decepcionar.
  5. Muito obrigado por me confiarem o projeto. Não poderia ter feito sem o seu apoio.
  6. A propósito, obrigado por essa sugestão. O nosso gestor vai considerá-la.
  7. Não posso expressar o quanto estou grato por estes contributos. Vai ajudar-me muito. Obrigado.
  8. Obrigado pelo seu tempo. Aprecio a oportunidade.
  9. Estou grato por esta exposição. Muito obrigado.
  10. Estou grato pelo seu feedback. Irei implementá-los nos meus esforços futuros.

Por e-mail:

Agradecimentos feitos por e-mail costumam ter um ar mais profissional. Recomenda-se que eles sejam feitos de forma curta e simples, mas sincera:

Exemplo: 

Termine o seu e-mail com:

Obrigado por esta oportunidade. Irei realizar o que foi pedido.”

Atenciosamente,

[O seu nome]