Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Brasil ganhou algumas posições no ranking e ocupa o 16º lugar

Investigar o grau de felicidade em 158 países. Este é o principal objetivo do World Happiness Report, estudo produzido pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN), que reúne um seleto grupo de acadêmicos internacionais e tem o apoio da ONU.

A terceira edição da pesquisa foi divulgada em abril e aponta a Suíça como o país mais feliz do mundo. Em seguida vem Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá.

Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

Expectativa de vida

O ranking é baseado no quanto as pessoas se consideram felizes, mas ele estima também o quanto dessa felicidade se deve a variáveis como PIB per capita, expectativa de vida, níveis de corrupção e liberdades individuais.

O Brasil subiu oito posições em relação ao anterior (2013) e chegou ao 16º lugar. Contaram a favor do país a expectativa de vida e o apoio social (que significa ter com quem contar em situações problemáticas). Os pesquisadores afirmam que os brasileiros dizem se sentir mais felizes atualmente, mas que a melhora na posição do país não se deve a nenhuma grande alteração em outros fatores.

Líder do ranking com 7.597 pontos, a Suíça tem pouco mais de oito milhões de habitantes. Um exemplo de como a vida em solo suíço é boa, sua maior cidade, Zurique, foi eleita neste ano como uma das melhores cidades para viver.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas. “Cada vez mais a felicidade é considerada uma medida adequada de progresso social e um objetivo da política pública”, diz o relatório. “Um número cada vez maior de governos nacionais e locais estão usando dados sobre felicidade na busca por políticas que possam permitir que as pessoas tenham uma vida melhor”.

O SDSN é composto por integrantes do meio acadêmico, de governos e do setor privado.

Ranking de Felicidade 2012 – 2014

  1. Suíça
  2. Islândia
  3. Dinamarca
  4. Noruega
  5. Canadá
  1. Brasil
  2. Luxemburgo
  3. Irlanda
  4. Bélgica
  5. Emirados Árabes Unidos