Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira dicas práticas para saber como fazer produtos de limpeza ecológicos e seguros

Como fazer produtos de limpeza? Você certamente já se perguntou como fazer esses produtos de uma maneira mais segura e ecológica. Afinal, produtos de limpeza são repletos de químicos nocivos para o meio ambiente e a saúde humana. Logo, muitas pessoas buscam uma forma eco-friendly de substituir seus produtos de limpeza em casa. 

No dia a dia, os produtos de limpeza são usados para as mais diversas finalidades. Seja para limpar a sujeira do cachorro, para lavar roupa ou até mesmo para limpar o banheiro de casa. Desta forma, é possível ter uma ideia da quantidade de químicos que são liberados no ar e na água que as pessoas têm contato.

Quando em contato com organismos vivos, os produtos de limpeza causam uma série de impactos negativos. Alguns deles incluem:

Pulmão: diversos estudos apontam uma ligação entre a inalação de produtos de limpeza químicos com a asma. A maioria dos produtos químicos usados para acabar com causadores de asma, como mofo, pelo animal e poeira, também agrava doenças respiratórias;

Pele: a pele humana absorve os químicos dos produtos de limpeza enquanto eles estão sendo usados. Produtos de limpeza carregados com cloro, água sanitária, soda cáustica e hipocloritos, podem causar queimaduras na pele com apenas alguns minutos de exposição;

Olhos: os olhos são órgãos delicados, com uma membrana que os protege de ataques externos. Mesmo com essa proteção, produtos químicos podem ser bem perigosos para os olhos. Um breve contato dos olhos com produtos de limpeza pode causar problemas na visão;

Sua casa: além de todos os efeitos negativos no organismo humano, os produtos de limpeza químicos também podem descolorir seus móveis lentamente. Por isso, se você esfrega seus móveis com frequência, saiba que pode acabar com algumas estantes e mesas manchadas;

Meio ambiente: quando utilizados, os produtos de limpeza acabam em corpos hídricos na natureza. Por serem ricos em nitrogênio e fósforo, os produtos de limpeza podem causar poluição nutricional, para saber mais, confira a matéria:  “Poluição nutricional e seus impactos ambientais”. Além disso, quando descartados em contato com o meio ambiente, eles podem afetar a saúde de animais.

Como fazer produtos de limpeza eco-friendly? 

Bioenzima que desengordura, perfuma, limpa tudo e despolui rios

Para fazer sua bioenzima, você deve seguir a regra: dez partes de água para três partes de casca de laranja e/ou limão e uma parte de açúcar.

É importante que as cascas sejam picadas. Se você preferir armazená-las ao longo da semana antes de fazer sua bioenzima, certifique-se de que elas estejam posicionadas afastadas umas das outras e dentro da geladeira, para que não desenvolvam fungos.

Você pode mesclar cascas de laranja, tangerina e limão ou utilizar só laranja, tangerina ou limão, seguindo o exemplo a seguir:

  • 10 xícaras de água
  • 3 xícaras de cascas de limão e laranja picados
  • 1 xícara de açúcar (de preferência o mascavo)

Leve esses ingredientes para um pote de vidro ou de plástico com tampa e mexa bem com uma colher de pau. É importante que o pote não fique cheio até a boca, para que a tampa não corra o risco de sair por causa dos gases produzidos na fermentação. Ainda assim, será preciso abrí-lo todos os dias, ou, dependendo da temperatura do ambiente, periodicamente para permitir a passagem de ar. Se você escolheu um pote de vidro, deixe a tampa frouxa para que o vidro não exploda. Quando as cascas começarem a perder sua cor natural, coe e descarte-as. 

Ao longo da semana, depois de coar as cascas velhas, você pode ir completando com mais cascas, água e açúcar seguindo as proporções da receita no mesmo pote com o conteúdo coado.

Se estiver muito quente, sua bioenzima poderá ficar pronta em dois dias. Se estiver frio, pode levar até 15 dias. Ela deve ficar com cheiro cítrico agradável e não deve formar bolor; do contrário, não utilize-a. Para tirar manchas difíceis, deixe agir durante a noite.

Devido à presença de microrganismos benéficos, a bioenzima ajuda a despoluir rios quando escorre pelos ralos e chega em corpos hídricos.

Spray para todas as limpezas

Ingredientes

  • Água quente 
  • 1/4 xícara de vinagre branco 
  • 2 sabonete líquido de glicerina
  • 1 colher de sopa de bórax (opcional) 
  • 2-3 gotas de um óleo essencial (opcional)   

Modo de preparo

Use um funil para colocar o vinagre branco dentro de uma garrafa de spray e adicione o Bórax e sabonete líquido. Preencha o resto da garrafa com água quente e misture tudo por alguns segundos. Se achar necessário, adicione as gotas de óleo essencial, ou troque o bórax pelo óleo.

Limpador de chão

Ingredientes

  • 2 litros de água quente 
  • 1 copo de vinagre branco 
  • 2  colheres de sabão líquido de glicerina
  • 5 gotas de óleos essenciais (opcional)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes dentro de um balde. Use o pano para esfregar a mistura no chão, não é preciso passar água depois. 

Limpador de vidros

Ingrediente

Modo de preparo 

Adicione todos os ingredientes dentro de uma garrafa de spray e misture tudo. Use a solução para limpar qualquer tipo de vidro. Para reduzir os resíduos, use folhas de jornal em vez de toalha de papel.  

Polimento de metal 

Ingrediente

  • Cerveja

Modo de preparo 

Pode parecer estranho, mas é possível polir metal com cerveja! A acidez da cerveja faz com que ela seja um ótimo polidor de metal, que funciona em alumínio, em panelas de cobre, formas de bolo e frigideiras.

Detergente para roupa 

Ingredientes 

Modo de preparo

Ferva 4 copos de água e adicione o sabão de coco na água fervente. Mexa até que o sabão se dissolva completamente. Adicione o resto da água com a mistura de sabão e bicarbonato de sódio. Deixe a mistura engrossar por alguns minutos e adicione ¼ de um copo a cada ciclo da lavagem. 

Sabão de louça líquido

Ingredientes

  • 1 ¼ copo de água fervente
  • ¼ copo de sabão em barra de coco ralado 
  • ¼ copo de sabão líquido de glicerina
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 
  • 20 gotas de óleos essenciais (opcional)   

Modo de preparo

Coloque o sabão de coco ralado na água fervente até que ele se dissolva. Depois adicione bicarbonato de sódio e o sabão líquido, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Adicione os óleos essenciais e coloque tudo em um recipiente de detergente reciclado. Caso a mistura endureça depois de uns dias, adicione água quente. 

Produto para esfregar 

Ingredientes

  • bicarbonato de sódio

Modo de preparo

O bicarbonato de sódio é o suficiente para esfregar aquela parte suja de seu box de banheiro. Espalhe um pouco diretamente na superfície suja e deixe ficar por alguns minutos. Depois disso esfregue e faça o procedimento de limpeza. Se você não tiver bicarbonato em casa, pode usar sal e suco de limão. 

Sabão caseiro

Lustra-móveis