Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O bicarbonato de sódio pode ser usado para fazer um banho de assento para candidíase

Imagem de Gartensicht no Pixabay

Dentre as muitas utilidades do bicarbonato de sódio está o seu potencial de aliviar os sintomas da candidíase. Fazer um banho de assento para candidíase com bicarbonato é uma boa forma de ajudar no combate a infecções causadas pela Candida Albicans.

Natural do corpo humano, a Candida se prolifera e causa sintomas desagradáveis quando há alguma desregulação no organismo. Isso pode ocorrer por conta de umidade na região íntima, uso de antibióticos ou pela simples queda de imunidade.

O uso de roupas de banho molhadas na praia ou na piscina, por exemplo, é um dos amigos da proliferação da Candida. Para evitar infecções recorrentes, o ideal é manter uma dieta equilibrada, sempre fazer a higiene íntima e evitar roupas apertadas.

Quando a infecção já está em andamento, uma opção para aliviar a coceira causada pela candidíase é fazer um banho de assento com bicarbonato de sódio. A Candida gosta de ambientes ácidos e o bicarbonato irá ajudar a manter um pH equilibrado na vagina ou no pênis, principais regiões em que aparecem os sintomas da candidíase. O banho de assento é um aliado no controle de sintomas como coceiras e corrimentos.

O sal alcalino não substitui o tratamento convencional, mas pode ser suficiente em casos mais leves. Antes de fazer o banho de assento para candidíase, converse com sua médica ou médico para saber se essa é a opção mais indicada no seu caso.

Banho de assento para candidíase com bicarbonato de sódio

Ingredientes

  • 1 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água;
  • 1 bacia grande o suficiente para você sentar.

Modo de preparo

Ferva a água e despeje na bacia. Adicione o bicarbonato, mexa e espere a água amornar um pouco. Quando a água estiver morna, sente na bacia de modo que o líquido cubra o seu ventre. Espere pelo menos 20 minutos. Tome banho ou faça a higienização da região íntima antes de fazer o banho de assento com bicarbonato.

Banho de assento com barbatimão

O barbatimão é uma planta medicinal que pode ajudar a tratar problemas de saúde. Ele atua no combate à proliferação de fungos que causam a candidíase e, por isso, pode ser utilizado para um banho de assento.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cascas de barbatimão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Prepare a mistura por decocção. Ferva a água junto com as casas por cerca de 15 minutos. Depois, desligue o fogo, tampe o recipiente e espere por mais dez minutos. Em seguida, coe, misture com um pouco de água fria para levar à temperatura morna e, por fim, faça o banho de assento.

Em ambas as receitas, lembre-se de se certificar que são métodos seguros a partir de orientação médica.



Veja também: