Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre os parques e seus diversos benefícios à sociedade

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por definição, parques são pedaços de terra livres de prédios e casas que são preservados em seu estado natural e, consequentemente, ajudam a manter espécies de plantas e animais. Geralmente são áreas públicas que contém espaços para atividades ao ar livre como prática de esportes e lugares para se exercitar.

Muitos parques, embora sua definição, são feitos pelo ser humano e não são preservados em seu estado original, porém, são áreas onde há a prevalência do meio ambiente diante da cidade. 

No começo da civilização e da criação dos parques, eles eram usados para outras atividades. Romanos, gregos e egípcios desfrutavam desses locais para montar jardins, templos, cemitérios e também para espaços designados a encontros públicos. 

Foi diante da Revolução Industrial que os parques começaram a criar a forma “moderna”. A prevalência de fábricas, indústrias e áreas cimentadas resultou na necessidade de locais verdes. 

Além de serem benéficos para a fauna e flora do planeta, os parques também oferecem diversos pontos positivos para o aproveitamento humano. Parques públicos são locais de lazer e oferecem espaços ao ar livre para uma conexão com o meio ambiente. 

Importância

A importância do parque cabe em diversas vertentes da humanidade. Principalmente, esses espaços verdes oferecem um lugar para promover o bem-estar da comunidade local. 

Parques são locais onde o exercício é encorajado. Dependendo do ambiente, existem espaços específicos para cada tipo de atividade física — quadras, trilhas e rampas de skate. O exercício é um dos pilares para a saúde humana e, um lugar gratuito e acessível promove o bem-estar da população. Além disso, é uma ferramenta para combater os casos de sedentarismo que são comuns por conta de hábitos modernos. 

Por serem áreas florestadas, os parques também têm a capacidade de beneficiar o ar. É estimado que cada um acre de árvores pode contribuir para a remoção de aproximadamente 36 kg de poluição do ar. Além disso, sozinhas, as árvores também contribuem para a redução de dióxido de carbono do ar.

Os parques também são ótimos lugares para a socialização. O espaço promove a conexão humana de adultos e crianças. Parquinhos e quadras de esportes reúnem pessoas com aspectos em comum em suas vidas. 

Portanto, esses locais fazem bem para crianças em geral. Entre o desenvolvimento de sua socialização e contato com o meio ambiente, existem diversos benefícios para a vida desses pequenos seres humanos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é formada pelo cuidado próprio e dos outros. Portanto, por causa dessa conexão que é providenciada, os parques podem ser considerados chaves fundamentais para a saúde humana.

Porém, em um sentido mais tático, também é possível contar seu auxílio ao meio ambiente como algo que também ajuda na saúde. 

Os parques são mais do que impulsionadores do valor de imóveis. Eles são pontes essenciais para comunidades urbanas e lugares onde o meio ambiente está em primeiro plano.