Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Tirar uma sesta depois do almoço pode prevenir doenças do coração e melhorar função cerebral

Tirar uma sesta à tarde pode ser o sonho da maioria dos adultos que trabalham. Embora esta tenha sido uma prática comum em culturas europeias, como a espanhola, o hábito de dormir durante o dia, principalmente depois do almoço, se perdeu à medida que o capitalismo avançou.

No Japão, por exemplo, dormir em horário de trabalho é mal visto. Por outro lado, especialistas têm chamado atenção para o fato de que a sesta pode ser benéfica para a saúde. De acordo com pesquisadores do tema, cochilar, sem excessos, pode fazer bem para o coração, memória de trabalho, consciência de localização e fluência verbal.

A importância do sono

Uma noite bem dormida resulta em disposição, facilidade para raciocinar e, de modo geral, promove qualidade de vida. Na cultura em que vivemos, as pessoas costumam dormir em quartos. Esse ambiente deve ser pensado e modelado para que seja possível atingir, com facilidade, todos os estágios do sono.

Você já analisou em que estado está o seu quarto? O primeiro passo de quem sente muito sono ao longo do dia ou se pergunta como dormir bem é analisar se seu quarto está organizado e limpo, além de ver se ele tem ou não determinados elementos. Mas, atenção. Querer tirar uma sesta toda hora pode indicar problemas mais sérios do que uma noite mal dormida.

Se você estiver sentindo muito sono ao longo do dia mesmo nos dias em que conseguiu dormir bem, isso pode ser sintoma de problemas sérios, como alterações na tireoide, anemia, depressão ou fibromialgia. Se o sono estiver afetando sua rotina, é bom procurar orientação profissional. Porém, se a questão envolve apenas tirar um pequeno cochilo, vá fundo. Isso pode fazer bem para sua saúde, segundo especialistas.

Benefícios da sesta

Um estudo publicado na Science Direct concluiu que a sesta está associada a uma melhor consciência de localização, fluência verbal e memória de trabalho. Os pesquisadores analisaram mais de 2 mil ​​chineses, que dormiram pelo menos cinco minutos durante o dia.

Os escores de desempenho cognitivo foram significativamente mais altos entre os que dormiam do que entre aqueles que não dormiam. E havia diferenças significativas na consciência de localização, fluência verbal e memória.

Os cientistas supõem que a sesta é benéfica porque regula a resposta imunológica e diminui a inflamação; pessoas com níveis mais altos de inflamação também cochilam com mais frequência, explicam os pesquisadores.

Em outro estudo, pesquisadores do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, examinaram a sesta de mais de 3 mil pessoas, e eles observaram que, após cinco anos, houve um risco significativamente menor de problemas cardíacos em pessoas que cochilaram uma ou duas vezes por semana, em comparação com pessoas que não cochilaram.


Veja também: