Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda os prós e contras de dormir com cachorro todos os dias

Dormir com cachorro faz mal? Aparentemente, existem benefícios e malefícios de dormir com o pet, dependendo da situação em geral. Muitas pessoas acreditam que é necessária a implantação de um limite para a criação dos animais, e que eles devem dormir separados dos humanos. Outras não se importam muito, ou até preferem que os animais durmam na mesma cama. 

Em alguns casos, essa separação é necessária. Filhotes precisam aprender a dormir sozinhos antes de migrarem para a cama de seus tutores, criando um tipo de independência e disciplina no animal. Entenda o que os estudos dizem a respeito:

Prós

Em algumas instâncias, dormir com cachorro faz bem. Pesquisas apontam que esse hábito pode trazer benefícios em diversas áreas da saúde humana. Esses são alguns casos:

Melhora da saúde mental

Ter um animal de estimação pode reduzir casos de estresse e solidão. O contato positivo com cachorros, por exemplo, pode aumentar os níveis de oxitocina em adultos — o hormônio do amor. Alguns estudos também sugerem que interações com animais diminuem episódios depressivos e reduzem os níveis de cortisol no organismo, um hormônio relacionado ao estresse. 

Melhora da imunidade

Médicos afirmam que a exposição a micro-organismos diferentes é benéfica para a construção do sistema imunológico. Algumas pesquisas apontam que até acariciar um cachorro pode ajudar na resposta imunológica do organismo. 

Melhora da saúde em geral

Animais de estimação, no geral, trazem benefícios à saúde humana. Foi comprovado, por exemplo, que os pets têm a capacidade de diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Contras

Embora a prática possa ser benéfica para a saúde em geral, existem também, pontos negativos. Alguns são:

Sono perturbado

Gatos são animais noturnos e cachorros passam por diversos ciclos onde eles acordam e voltam a dormir por noite. Por conta disso, é possível que a qualidade do sono do ser humano seja impactada negativamente por conta de movimentos constantes em sua cama. 

Riscos de machucados 

O risco de se machucar é igual para ambas as partes. É possível que, se assustado, um animal morda ou arranhe a pessoa com quem está dormindo. Do mesmo jeito, uma pessoa pode vir a rolar em cima de seu pet — o que pode ser perigoso para animais menores.

Germes

Pulgas, carrapatos, ácaros e micoses podem ser transmitidas entre espécies. Contudo, é possível evitar a contaminação mantendo seu bichinho de estimação saudável levando-o ao veterinário regularmente.

Veredito

Afinal, dormir com cachorro faz mal? A resposta é: depende. Esse hábito pode ser benéfico para ambas as saúdes mental e geral. Tomando alguns cuidados necessários, é possível que deixar seu animal dormir na cama ajude no bem-estar.

Porém, é necessário considerar alguns dos pontos contras, além do mais, a saúde do sono também é uma parte essencial da vida humana. Experimente e tire suas próprias conclusões.