Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

As garras do seu pet também precisam de cuidados especiais! Aprenda a como cuidar de unha de gato

A unha de gato é essencial para a anatomia felina e têm diversos propósitos na vida de um gato. Em gatos que residem em ar livre, por exemplo, suas unhas são usadas para se proteger contra possíveis ameaças e também para o auxílio da caça. Mas, para qualquer gato, suas garras são necessárias para escalar, brincar e para garantir sua firmeza na mobilidade do animal, assim como manter seu equilíbrio.

Em alguns casos de gatos domésticos, suas unhas são vistas como pesadelo dos donos. Móveis cheios de arranhões são comuns, mas não significa que são desejados. Nessas instâncias, aprender como cuidar de unha de gato pode auxiliar em possíveis problemas. 

Desgaste natural 

Em gatos selvagens, ou que são criados fora de casa, suas unhas recebem um desgaste natural, vindo da sua mobilidade em superfícies diferentes. Esse desgaste é essencial para a manutenção das unhas dos gatos e pode evitar possíveis problemas. 

Quando não são cortadas ou desgastadas naturalmente, a cobertura externa formada por queratina das unhas dos gatos pode crescer demais e acabar machucando os felinos e seus donos. Unhas muito longas aumentam a probabilidade de arranhões e também de possíveis machucados nas patas dos gatos — ao exceder o crescimento normal, suas garras podem começar a entrar nas suas “almofadinhas”, criando desconforto e dor. 

Na maioria das vezes, isso pode ser evitado com brinquedos arranhadores, torres de gato ou outros materiais que auxiliam no desgaste natural da unha do gato, porém, a falta dessas ferramentas pode resultar em pequenos acidentes envolvendo os móveis de casa. Sem os arranhadores, os gatos procuram outras superfícies para afiar as garras e se livrar do excesso de queratina de suas unhas, o que não é desejado por seus tutores. 

Não saber como cuidar de unha de gato, portanto, pode ser um empecilho para os tutores dos animais de estimação.

Cuidados

Assim como todas as outras partes do corpo dos gatos, as unhas e patas necessitam de cuidados especiais, principalmente em gatos que são criados dentro de casa e não saem frequentemente. 

Entre os cuidados mais praticados para manter a higiene e saúde das unhas dos gatos estão: 

  • Investimento em arranhadores 
  • Areia para gatos de boa qualidade — uma areia de boa qualidade raramente fica presa entre as patas e unhas dos gatos, o que é anti-higiênico e pode ser um empecilho para a saúde do pet. 
  • Investimento em tapetes coletores de areia — além da areia de boa qualidade, é possível investir em tapetes que ajudem na remoção desses grãos entre as patas dos felinos. 
  • Manutenção das unhas dos gatos 

Dicas

Cortar unha de gato pode parecer impossível, ou um pesadelo, mas pode ser um hábito a ser construído que ajuda na saúde dos felinos. Para a formação de hábitos, especialistas sugerem começar a aparar as unhas dos pets desde pequenos, porém, nunca é tarde demais para começar. 

Algumas dicas para antes de começar o processo são: 

  • Ser familiarizado com as ferramentas: os cortadores de unhas de gatos são diferentes e podem ser mais fáceis de usar.
  • Escolha um horário bom: o processo deve ser feito quando o gato está relaxado, especialistas recomendam após alguma refeição, quando estão se preparando para dormir. 
  • Local: para evitar distrações, escolha um local fechado, sem vista para janelas. 
  • Conheça a pata de seu gato: muitos gatos não gostam que suas patas sejam manuseadas, mas como essa é a parte principal do processo, é necessário criar essa relação. 

Como cortar a unha do seu gato

Após seguir essas instruções, a próxima etapa é cortar a unha do gato

Posicione o gato em seu colo, de costas para você. Com cuidado, pegue uma de suas patas e pressione as “almofadinhas” de leve, fazendo com que as unhas saiam de dentro da pata. 

Apenas corte a ponta da unha — a parte afiada no topo das garras. Não tire toda a extensão da unha, que é essencial para a mobilidade do gato. Além disso, alguns nervos são localizados em sua extremidade e podem ser comprometidos em um processo mais agressivo. 

Para evitar que isso aconteça, prossiga com cautela. A unha que deve ser aparada é mais transparente ou branca, já o local de compartimento de nervos é mais rosado ou mais escuro. Repita o procedimento em todas as unhas de todas as patas do animal. 

A maioria dos gatos pode ter suas unhas aparadas semanalmente ou a cada uma semana e meia. Por medo de qualquer complicações ou dificuldades no processo, encaminhe o animal para um especialista que garanta o conforto do pet. 

Assista o vídeo para mais informações: