Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Comprar a areia para gatos errada pode ser nocivo para o meio ambiente e o seu bichano

A areia para gatos é um produto usado para as fezes desses animais felinos. Essas espécies de animais têm o costume de enterrar as próprias fezes por questões de higiene. Para evitar o cheiro forte, os gatos enterram suas excreções em areia ou terra. Por esse motivo, alguns tutores optam por comprar areia para seus bichanos. 

Isso porque nem todas as pessoas têm grandes casas com quintal para os seus amigos felinos. A melhor alternativa para esses donos de gato é usar a areia para gatos, que normalmente é armazenada em caixas retangulares onde o animal faz suas necessidades. 

O tutor do animal deve manter a limpeza da caixa de areia para gatos regularmente. Se ele tiver apenas um gato em casa, então é preciso limpar a caixa de areia para gatos pelo menos uma vez a cada 15 dias. No entanto, se ele tiver mais de um felino em casa, é preciso fazer a higienização mais frequentemente. 

Como escolher a areia para gatos?

Se você acabou de adotar um gato de estimação e não sabe qual a melhor areia para gatos, então é preciso ficar de olho nos materiais que compõem o produto. A melhor alternativa é a areia para gatos com produtos biodegradáveis. Afinal, depois que o animal deixar seus resíduos na areia, será preciso descartá-la em algum lugar. 

Uma areia feita com materiais não biodegradáveis têm impacto nocivo ao meio ambiente. Quando esse tipo de resíduo chega ao aterro sanitário, ele demora muito tempo para se decompor e libera uma grande quantidade de metano na atmosfera. Essa substância é um dos gases de efeito estufa que causam a mudança climática

Por isso, quando você estiver comprando sua areia para gatos, certifique-se de que sua composição contém produtos biodegradáveis. Alguns ingredientes naturais que são ideais na composição de areia para gatos são: 

A caixa de areia para gatos também é importante?

A resposta é sim. A maior parte dos tutores de gato utilizam a caixa de areia de plástico. Mas esse tipo de material não é reciclável ou biodegradável. Isso significa mais resíduos na natureza. Na hora de escolher a caixa de areia para gatos, opte por materiais como papel reciclado, bambu ou madeira. 

Quais cuidados tomar com a areia para gatos?

Cuidados com o felino

Certifique-se de que a areia para gatos que você está comprando não contém bentonita de sódio (argila) ou fragrâncias. Isso porque essas substâncias podem causar problemas de saúde para o animal, além de serem produto de extração de materiais de fontes não renováveis. 

Ao trocar a areia verifique constantemente se o seu animal não está tendo uma reação alérgica ao material. Afinal, esses animais costumam ser sensíveis e desenvolvem alergias com facilidade. Se notar alguma irritação ou problema de saúde,contate um veterinário e mostre para ele qual a areia para gatos que estava sendo usada. 

Nunca jogue areia para gatos no vaso sanitário

As fezes de gatos contêm um protozoário coccídico intracelular, causador da toxoplasmose. Essa doença é grave e pode causar febre, confusão mental, problemas no fígado e outros órgãos internos, fadiga e dor de cabeça. Ao entrar em contato com o esgoto, as fezes podem contaminar a água.

Os sistemas de tratamento da água de esgoto ainda não são preparados para eliminar este tipo de parasita, o que pode causar sérios problemas de saúde para a população que tem contato com a água não tratada — como cidadãos que vivem em áreas de esgoto a céu aberto. Além disso, a areia para gatos pode formar bolotas ou acumulados que entopem o encanamento de residências. 

Faça uma compostagem segura

A areia para gatos é um produto que pode ser compostad, quando feito de material biodegradável. Ou seja, em vez de jogar areia e as fezes do gato no lixo, você pode colocá-los em uma composteira. Assim, você reaproveita os resíduos e ainda cria fertilizantes para suas plantas.

No entanto, é preciso ter em mente que apenas a areia para gatos biodegradáveis pode ir para a composteira. Além disso, não se esqueça que a areia usada contém fezes de gato, o que significa que não é possível usar o fertilizante da composteira em plantas comestíveis. 

Se você pretende compostar a areia para gatos com as fezes de seu bichano, utilize o produto da compostagem apenas em plantas que não vão ser consumidas de jeito nenhum, pois a composteira não chega a temperatura necessária para matar o parasita da toxoplasmose (73ºC). 

Ao usar a areia para gatos na compostagem, deixe que ela se decomponha por aproximadamente um ano antes de usá-la.