Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do ano e é conhecida por seus ovos de chocolate e enfeites de coelho

A Páscoa é uma das grandes datas comemorativas do calendário cristão. Neste dia tão importante, é comemorada a ressurreição de Cristo, depois de três dias de sua crucificação. Todos os anos a data da  Páscoa muda. Afinal, ela é comemorada 40 dias após o carnaval, característica que foi estabelecida pelas autoridades da Igreja Católica do século IV d.C.

A Páscoa é comemorada no mesmo período que outro grande evento religioso judeu, a pesach. De milhares de anos de existência, a pesach é a comemoração da libertação do povo hebreu da escravidão e supostamente aconteceu no dia em que Jesus estava realizando a ceia com seus discípulos – um pouco antes de sua morte.  

Por se tratar da comemoração da ressurreição de Cristo, a Páscoa tem uma importância significativa para a população cristã. Por isso, durante toda a semana da Páscoa são comemoradas datas de diferentes acontecimentos na vida de Jesus. Esse período é chamado de semana santa. 

A semana santa começa no domingo anterior à Páscoa, nesse dia se comemora a chegada de Cristo em Jerusalém. Na sexta-feira, chamada de sexta-feira santa, é o dia que Jesus foi crucificado. No domingo, depois disso, é finalmente celebrada a Páscoa, o dia em que Cristo ressuscitou.

Tradições de Páscoa

Uma das grandes tradições da Páscoa é a venda de ovos de chocolate. Isso porque, do ponto de vista religioso, o ovo é considerado o símbolo do nascimento e da vida. Além dos ovos de chocolate, existe o coelho da Páscoa, que entrega esses alimentos para as crianças.

O animal está ligado ao feriado devido a sua relação com a renovação. Além de ser um símbolo de fertilidade, por seus muitos filhotes, o coelho é um animal que sempre é visto ao fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte. Esse fator fez com que ele fosse associado à imagem de renovação, ressurreição e fertilidade na Páscoa

Segundo lendas, o coelho é o animal responsável por entregar os ovos de Páscoa para as crianças durante a comemoração. No Brasil, é comum que os ovos entregues sejam feitos de chocolate e venham acompanhados de brindes, como brinquedos ou mais doces.

Decoração de Páscoa Sustentável 

Se você está buscando formas de se divertir na Páscoa com sua família, fazendo festas e gincanas, a melhor alternativa é fazer sua decoração totalmente sustentável. Caso você esteja procurando enfeites para usar em aulas sobre Páscoa com seus alunos, adotar esse lado mais eco-friendly também vai ensiná-los a gerar menos resíduos. 

Confira a seguir algumas dicas de decorações sustentáveis para usar na Páscoa:

Esqueça o plástico 

Na hora de decorar ou fazer alguma gincana de Páscoa, evite usar plástico. Isso porque esse material não é biodegradável e demora anos para se decompor, além disso, ele também pode ser de difícil reciclagem. Em vez de comprar enfeites feitos de plástico, use sua criatividade para reciclar. 

Ovos de Páscoa de madeira: na hora de fazer sua caça de ovos ou a pintura deles, em vez de usar ovos de plástico, opte por ovos de Páscoa de madeira para essa aventura. Apesar de serem menos acessíveis, os ovos de madeira duram muitas Páscoas;

Ovos de Páscoa de papel: apesar de não serem boas alternativas para pintura ou para armazenar brindes dentro, os ovos de papel não falham na caça. Se você preferir uma caça de ovos de Páscoa colorida, então pode decorar os ovos de papel com lápis de cor ou glitter;

Coelhos com papel: use sua criatividade para fazer seus coelhos de papel reciclado. Você pode desenhar um belo coelho em uma folha de papel e recortá-lo, ou fazer pequenos potes de papel com orelhas e rostinhos. O importante é reaproveitar o máximo de material possível, como jornais e revistas; 

Cortinas de primavera: para fazer uma bela cortina de primavera você só vai precisar de muito papel reciclável, como jornais, revistas e cadernos usados, tesoura, linha e cola. Basta cortar as folhas em grandes fitas e colá-las em um pedaço de linha uma ao lado da outra. Você pode se arriscar fazendo origamis de flores para decorar a sua cortina. 

Você também pode encomendar ovos de Páscoa veganos ou fazer sua própria receita:

Receita de ovo de Páscoa vegano 

Ingredientes 

Modo de preparo

  1. Derreta o óleo numa tigela sobre banho maria; 
  2. Uma vez derretido, retire do calor;
  3. Adicione o xarope de agave (pode-se usar xarope de bordo ou mesmo mel para uma versão não vegetariana) ao óleo de coco derretido e misture;
  4. Adicione o cacau em pó e mexa até obter um chocolate líquido e macio.
  5. Reservando um pouco da mistura do chocolate, deposite o resto nos moldes da sua escolha, inclinando os moldes de modo a que a mistura cubra a superfície;
  6. Deixe os moldes no seu congelador durante cerca de 20 minutos, ou até que o chocolate tenha endurecido;
  7. Retire os moldes do congelador e retire cuidadosamente cada metade dos ovos de chocolate;
  8. Use 1 Colher de manteiga de amendoim (se utilizada) para um recheio surpresa;
  9. Pincele a borda de cada molde com os restos de chocolate líquido, depois cole as metades de ovo juntas;
  10. Deixe repousar no frigorífico por mais 10 minutos, e depois desfrute!