Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Os biorresíduos podem ser de origem vegetal ou animal, e são utilizados para a adubação das plantas e para a geração de energia

Os biorresíduos são resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal. Eles são materiais sujeitos à decomposição, que podem ser utilizados para várias finalidades, como para a adubação de plantas e a produção de carvão vegetal.

Biorresíduos vegetais

Biorresíduos vegetais. Imagem de Ben Kerckx por Pixabay

Os biorresíduos de origem vegetal são restos de plantas que não foram utilizados, como cascas, folhas e palhas. Mas, também podem ser frutas, legumes, grãos e outros alimentos. Em geral, eles são utilizados na compostagem como matéria orgânica para a nutrição de espécies vegetais.

Biorresíduos animais

Biorresíduos animais. Imagem de cocoparisienne por Pixabay

Os biorresíduos de origem animal são quaisquer vestígios que vieram de um animal. Eles podem ser dejetos, como urina e estrume, mas também carne e pelo. 

O melhor produto para a utilização é o estrume. Isso porque é uma matéria orgânica de baixo custo e com propriedades benéficas para o uso de fertilizantes e de produção de energia. Além disso, é livre de crueldade animal (se o animal estiver vivendo em boas condições com liberdade de movimento), já que é naturalmente liberado pelo organismo.

Usos

De acordo com um estudo, os biorresíduos representam cerca de 37% do lixo gerado pela população. Quando esses materiais são descartados com o lixo comum, eles dificultam a separação de lixo reciclável. Além disso, em aterros controlados e lixões, os gases liberados pela sua decomposição contribuem para o efeito estufa.

Se destinados aos locais corretos, os biorresíduos podem ter vários usos. Primeiramente, podem ser destinados para composteiras, produzindo adubos orgânicos. Esses fertilizantes são vantajosos, pois agridem menos o meio ambiente e são uma opção barata para a adubação agrícola.

No caso de biorresíduos de origem animal, o esterco também serve para a produção de biochar. O biochar é um tipo de carvão vegetal que atua como um sequestrador de carbono da atmosfera, fornecendo-o para as plantas. Ele também pode servir para a produção de energia.

O gás liberado da decomposição da matéria orgânica também pode ser aproveitado. Se armazenado corretamente, o chamado biogás pode ser utilizado como combustível para os automóveis. Além disso, assim como o biochar, é uma boa solução para a produção de energia.