Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Rico em nutrientes e antioxidantes, pequi proporciona diversos benefícios à saúde. Confira

O pequi (Caryocar brasiliense) é o fruto do pequizeiro, planta nativa do Cerrado brasileiro. Rico em óleo insaturado, vitamina C, A e E, fósforo, potássio, magnésio e carotenoides, o pequi é amplamente consumido pela população brasileira, sendo utilizado na culinária e para fins terapêuticos.

Popular sobretudo nas regiões nordeste, centro-oeste e norte de Minas Gerais, o fruto pode evitar tumores, problemas cardiovasculares, formação de radicais livres, bronquites, tosse e resfriados. Em algumas culturas, é usado como afrodisíaco.

O consumo do fruto in natura requer alguns cuidados, porque os minúsculos e numerosos espinhos encontrados debaixo da polpa podem machucar a região da boca e causar problemas se ingeridos. Por isso, recomenda-se roer o caroço devagar, ao invés de mordê-lo. Nativo do Brasil, o pequizeiropode ser encontrado na Caatinga, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

O popular óleo de pequi é extraído das sementes e pode ser utilizado como óleo de cozinha. É fonte de cobre, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de conter alto teor de caroteno, fenóis e fitoquímicos, como ácido quínico, ácido gálico e quercetina. Ainda é rico em vitaminas, minerais, ômega 9 e ácido palmítico. Por suas propriedades, é aliado na redução do colesterol ruim e previne doenças do coração, ataques cardíacos, derrames e AVC.

Benefícios do pequi para a saúde

Antioxidante

O pequi é conhecido por suas propriedades antioxidantes, graças às altas quantidades de vitamina A e C e compostos fenólicos presentes no fruto. Por isso, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e combate a ação dos radicais livres.

Proteção da visão

O pequi ajuda a promover a saúde da visão. É uma fonte abundante de vitamina A, rica em carotenoides que atuam como antioxidantes. Previne as chances de degeneração macular e promove a clareza da visão. Além disso, melhora a saúde ocular, eliminando os radicais livres.

Mantém a pressão arterial estável

O óleo de pequi ajuda a controlar a pressão arterial, contém nutrientes como o potássio e possui propriedades anti-inflamatórias. Ele relaxa os vasos sanguíneos, prevenindo complicações e problemas cardíacos.

Saúde digestiva

Este óleo possui alto teor de fibras que promove a saúde digestiva, diminui a diarreia, o inchaço, as cólicas e a prisão de ventre.

Saúde capilar

O óleo de pequi pode ser usado como soro para deixar o cabelo brilhante, macio e radiante. É útil no tratamento de cabelos ásperos, quebradiços e danificados. Pode ser usado como um tratamento condicionante profundo para eliminar pontas duplas.

Problemas de pele

O óleo de pequi neutraliza infecções de pele, secura e eczema. Possui ácidos graxos que podem hidratar a pele e mantê-la hidratada e nutrida. Também acelera o processo de cicatrização de feridas e aumenta a hidratação da pele. Deve ser aplicado duas vezes ao dia antes de dormir.

Óleo de massagem

O óleo de pequi pode ser usado como massagem corporal após ser misturado com óleo de alecrim ou óleo de coco. Também pode ser aplicado com algodão no rosto e lavado após 20 minutos.

Contraindicações do consumo de pequi

Pode causar problemas de sono, fadiga leve e dores de estômago, se consumido em excesso.

Como utilizar o óleo de pequi nos cabelos

Com tantos nutrientes benéficos, o óleo de pequi é um ótimo aliado para tratar e melhorar a saúde dos cabelos:

  • Torna o cabelo macio e brilhante
  • Restaura o brilho de cabelos opacos e quebradiços
  • Nutre e alivia os cabelos secos ou danificados
  • Incrivelmente leve, pode ser usado diariamente
  • Forma uma barreira protetora para bloquear a umidade por mais tempo
  • Define cachos perfeitos
  • Ajuda a reduzir o frizz

As capacidades antifrizz do óleo de pequi para cabelos cacheados são enormes e muitas vezes esquecidas. O óleo é excelente também para tratar cabelos crespos e cacheados, deixando os fios mais maleáveis e dando forma aos cachos.

  • Adicione algumas gotas de óleo de pequi 100% puro ao seu shampoo ou condicionador para hidratar os fios.
  • Massageie o cabelo com óleo de pequi antes do shampoo e condicionador, para maximizar os resultados.
  • Adicione algumas gotas nas mãos e aplique uniformemente no cabelo, começando do couro cabeludo até as pontas. Aplicar de manhã e à noite ou ao longo do dia, conforme necessário.
  • Use-o como um tratamento de condicionamento profundo para combater cabelos quebradiços ou danificados e prevenir e tratar pontas duplas.
  • Antes de secar o cabelo, utilize o óleo de pequi como um tônico capilar para controlar o frizz e hidratar.

Como utilizar o óleo de pequi na pele

Quando ingerido, o óleo de pequi tem alguns benefícios impressionantes para o corpo e sua saúde em geral. Mas, quando aplicado topicamente na pele, tem outro potencial de enriquecimento e tratamento:

  • Contém ácidos graxos nutritivos para hidratar e hidratar a pele
  • Ajuda a manter a pele com aparência jovem, macia e nutrida quando aplicado duas vezes ao dia (evita sinais de envelhecimento precoce)
  • Óleo corporal excelente para massagem

Como consumir o pequi

Em algumas regiões do Brasil, a parte comestível do pequi é utilizada em diversos pratos e em receitas típicas, como acompanhamento de arroz e carne, por exemplo. Costuma ser um ingrediente mais comum em pratos salgados, mas a fruta também pode ser consumida em sobremesas, como mousses, ou in natura.