Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Broto de feijão é rico em nutrientes, vitaminas e proteínas e é fácil de ser cultivado

O broto de feijão, assim como outros tipos de brotos comestíveis, oferece diversos benefícios à saúde humana. Quando germinadas, as sementes e os grãos aumentam sua quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Assim, o broto de feijão complementa os nutrientes da sua dieta e ainda oferece muitos benefícios como auxílio na digestão e proteção contra o câncer. Saiba mais a seguir e descubra como plantar!

Benefícios do broto de feijão

São ricos em vitaminas, minerais e proteínas

Os brotos de feijão possuem mais proteínas que outras verduras e folhas, eles fornecem diversos nutrientes e uma variedade de vitaminas, como a vitamina C, minerais e antioxidantes, como a criptoxantina.

Possuem melatonina

Estudos mostraram que os brotos de feijão vermelho são ricos em melatonina. Essa molécula é produzida naturalmente pelo corpo para regular o ciclo do sono, mas, com a idade, essa produção diminui.

Os estudos associam a melatonina a propriedades antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres e a um risco reduzido de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças do coração (confira estudos a respeito: 1, 2, 3, 4, 5, 6). 

Auxilia na digestão

O broto de feijão é fonte de fibra alimentar insolúvel que auxilia na digestão e ajuda a prevenir a constipação. O broto se move de forma rápida pelo sistema digestivo, recolhendo e carregando os resíduos à medida que avança. Suas fibras ajudam a limpar o cólon, funcionando como uma escova interna.

Pode ajudar a diminuir a inflamação

Alguns estudos mostraram que os antioxidantes presentes nos brotos de feijão podem ter vários efeitos anti-inflamatórios poderosos. Eles podem contribuir, por exemplo, para o tratamento de câncer, hipertensão e sepse, uma inflamação sistêmica grave do corpo.

Pode proteger contra o câncer

As descobertas ainda são preliminares e são necessárias mais pesquisas. Mas um estudo em tubo de ensaio em células humanas tratadas com extrato de broto de feijão moyashi descobriu um efeito tóxico nas células cancerosas, sem danos às células saudáveis. Além disso, outras pesquisas associaram esses brotos a benefícios anticâncer com potencial de combater os danos dos radicais livres.

Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue

Estudos sobre os brotos de feijão adzuki constataram que seu composto fenólico, ácido sinápico, tem inúmeras propriedades de promoção da saúde, incluindo melhor controle de açúcar no sangue, efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e anticâncer (confira estudos: 7, 8).

Outros estudos feitos com animais também sugerem que o ácido sinápico reduz os níveis elevados de açúcar no sangue e a resistência à insulina em ratos com diabetes (confira estudos: 9, 10).

Como plantar brotos de feijão?

Para plantar brotos você pode utilizar um kit Broto Fácil ou seguir esse passo a passo no caso dos brotos de feijão

  • Lave o feijão para remover qualquer sujeira dos feijões; 
  • Coloque-os em uma jarra de vidro. Encha cerca de 3/4 da jarra com água fria, cubra com um pano ou rede e prenda com um elástico;
  • Deixe os grãos de molho por um período de 8 a 24 horas ou até que tenham expandido para o dobro de seu tamanho;
  • Escoe a água do jarro, cubra-o novamente com o pano e vire-o de cabeça para baixo para continuar a drenar por algumas horas;
  • Lave o feijão com cuidado e escorra novamente;
  • Repita esse processo de escorrer a água por duas ou três ao dia durante um a quatro dias ou até que os brotos estejam prontos.

Depois de prontos, os brotos de feijão podem acompanhar saladas, pratos fritos, massas, sopas, entre outras receitas que sua criatividade permitir!