Usos e benefícios do chá de casca de cebola

eCycle

Até 96% de todo o conteúdo mineral da cebola está concentrado em sua casca, aponta estudo

chá de casca de cebola
Imagem editada e redimensionada de Erda Estremera, está disponível no Unsplash

O chá de casca de cebola tem potencial benéfico para a saúde, pois é na casca da cebola que se encontra a maior parte dos minerais e compostos benéficos do vegetal. Além disso, alguns estudos mostraram que essa parte da cebola pode ser usada para a confecção de tintas naturais para cabelos e tecidos.

Benefícios para a saúde

Estudos demonstraram que a casca de cebola, principalmente as mais escuras (vermelho e amarelo), são ricas em compostos antioxidantes, podendo servir como uma fonte no desenvolvimento de produtos de elevado valor nutritivo agregado.

Na casca de cebola também estão presentes flavonoides do tipo flavonóis, que estão em maior concentração nas cebolas amarelas, destacando a quercertina e seus derivados, e as antocianinas, predominantes em cebolas roxas, sendo esses compostos os principais responsáveis pela sua coloração.

As camadas exteriores da cebola são excelente fonte de substâncias antioxidantes, tendo capacidade antioxidante 23 superior à do alho. O chá de casca de cebola pode apresentar benefícios significativos para a saúde pois, de acordo estudo, apesar ser comumente uma parte descartada, a casca da cebola apresenta 96% de todo o conteúdo mineral da cebola, sendo a cebola roxa o tipo mais rico em minerais. 

Estudos apontam a capacidade antioxidante dos flavonoides - eles são capazes de reagir com vários tipos de radicais livres (que aceleram o envelhecimento precoce), formando assim compostos estáveis e retardando o envelhecimento das células. Pode-se mencionar também as ações anti-inflamatória, vasodilatadora, analgésica, anticancerígena, anti-hepatotóxica, bem como atividade antimicrobiana e antiviral. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Flavonoides: o que são e quais seus benefícios".

As antocianinas são substâncias responsáveis pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria dos vegetais. Em termos de benefícios para a saúde, ela está lado a lado com os flavonoides.

A antocianina pode ser encontrada na amora, no mirtilo, na cereja, nos frutos da juçara e em muitos outros alimentos. Existem mais de 600 tipos de antocianina que são usados para diversas funções, como corantes alimentícios e medidores de pH. No nosso organismo, a antocianina proporciona diferentes benefícios, incluindo efeito antioxidante, anti-inflamatório, reforço para a memória de curto prazo, prevenção de glaucoma e proteção ao coração. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Antocianina presente nas frutas vermelhas traz benefícios para a saúde".

As cebolas vermelhas são aquelas que apresentam a maior quantidade de compostos benéficos, sendo até dez vezes superior à quantidade encontrada em outros tipos de cebola. Além desses benefícios, um outro estudo concluiu que o chá de casca de cebola tem a propriedade de prevenir o ganho de peso em excesso e o colesterol ruim em dietas ricas em gordura.

Entretanto, todos os estudos mencionados testaram extratos extraídos em laboratório, e foram testados animais. Mais estudos (em humanos) são necessários para comprovar os benefícios do chá de casca de cebola para a saúde.

Uso como corante natural de tecidos

Experimentos realizados na Universidade de Lisboa em Portugal fizeram testes com as cascas de cebola como fonte de corante natural para tingir tecidos de algodão e lã. O resultado da análise mostrou que a solução de casca de cebola pode ser utilizada para dar a cor marrom aos tecidos. Outro estudo concluiu que tecidos de seda e lã também são facilmente tingidos com o corante natural de casca de cebola, proporcionando uma cor marrom-amarelada.

Uso como tinta de cabelo natural

A casca de cebola pode ser uma matéria-prima para a produção de tinta de cabelo natural, sendo uma alternativa para pessoas que apresentam alergia ao produto ou mulheres grávidas.

Em uma análise, 1 g da casca seca e triturada misturada em 10 mL de solvente e aquecida em banho-maria deu origem a um pigmento que pode vir a usado na indústria de cosméticos naturais. Mas isso não significa que se você fizer chá de casca de cebola em casa poderá usar como tinta de cabelo. Precisam ser realizados mais estudos para chegar à essa conclusão.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail