Café que emagrece?

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O café pode aumentar o metabolismo e ajudar quem busca alternativa que emagrece

café que emagrece
Imagem editada e redimensionada de Frame Harirak, está disponível no Unsplash

O café contém uma substância psicoativa chamada cafeína que, por aumentar o metabolismo do organismo, está muito presente em suplementos que ajudam a perder peso. Mas será que o café emagrece mesmo? Para entender melhor esse tema, dê uma olhada nos estudos a seguir:

Café contém estimulantes

Muitas substâncias que são biologicamente ativas encontradas nos grãos de café permanecem na bebida final (o café). Várias dessas substâncias influenciam o metabolismo de modo significativo:

  • Cafeína: principal estimulante do café;
  • Teobromina: principal estimulante do cacau; também encontrada em menor quantidade no café (confira estudo a respeito: 1).
  • Teofilina: substância estimulante encontrada no cacau e no café; tem sido usada para tratar a asma (confira estudo a respeito: 2).
  • Ácido clorogênico: Um dos principais compostos biologicamente ativos no café; pode ajudar a retardar a absorção de carboidratos (confira estudo a respeito: 3).

A cafeína, a principal substância estimulante do café tem sido considerada uma substância que emagrece.

Como a cafeína funciona

A cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina (confira estudos a respeito: 4, 5) de modo que haja um aumento nos níveis de liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Esse processo faz com que a pessoa se sinta com "energia" e em maior estado de alerta.

Dessa forma, consumir café ajuda a manter-se ativo quando, de outra forma, você se sentiria cansado. Além disso, o café é uma bebida que, de fato, melhora o desempenho do exercício físico em 11–12%, em média (confira estudos a respeito: 6, 7).

A cafeína estimula o sistema nervoso, que envia sinais para as células de gordura, fazendo com que elas se quebrem (confira estudo a respeito: 8), o que torna o café uma bebida que emagrece.

Esse efeito é obtido com o aumento dos níveis sanguíneos do hormônio epinefrina (confira aqui estudos a respeito: 9, 10).

O café aumenta a taxa metabólica

A taxa com que o organismo queima calorias em repouso é chamada de taxa metabólica de repouso (TMR).

Quanto maior a TMR da pessoa, mais facilmente ela emagrece. Estudos mostram que a cafeína pode aumentar a TMR em 3-11%, com doses maiores apresentando um efeito mais significativo (confira aqui estudos a respeito: 11, 12).

Curiosamente, a maior parte do aumento do metabolismo é causada pela intensificação na queima de gordura (confira aqui estudo a respeito: 13). Mas, infelizmente, esse efeito é menor em pessoas obesas.

Um estudo mostrou que a cafeína aumentou a queima de gordura em até 29% em pessoas magras, enquanto o aumento em indivíduos obesos foi de 10%. O efeito também parece diminuir com a idade e é maior em indivíduos mais jovens (confira aqui estudo a respeito: 14).

Entretanto, se você está pensando em usar o café para emagrecer, é preciso levar em conta que seus efeitos tendem a diminuir com o uso a longo prazo (confira aqui estudo a respeito: 16).

A curto prazo, a cafeína pode aumentar a taxa metabólica e aumentar a queima de gordura, mas depois de um tempo o organismo se torna tolerante com os efeitos.

Em contrapartida, mesmo que o café não faça com que você gaste mais calorias a longo prazo, ainda há uma possibilidade de que ele diminua o apetite e ajude a comer menos.

Em um estudo, a cafeína teve um efeito redutor do apetite em homens, mas não em mulheres, fazendo com que eles comessem menos em uma refeição após o consumo de cafeína. No entanto, outro estudo não mostrou efeito para os homens (confira aqui os estudos: 16, 17).

Mesmo que a cafeína possa acelerar o metabolismo a curto prazo, esse efeito é diminuído em bebedores de café a longo prazo devido à tolerância.

Se você tem intenção de tomar café porque acha que ele é um produto que emagrece pode ser melhor alternar períodos de consumo e abstinência para evitar o desenvolvimento tolerância. Nesse caso, você pode alternar ciclos de duas semanas de consumo e duas semanas de abstinência. Entretanto, há muitas outras grandes razões para beber café, incluindo o fato dele ser uma das maiores fontes de antioxidantes na dieta ocidental. Confira seus benefícios na matéria: "Benefícios do café".


Adaptado de Healthline

Veja também:


 

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