Chá de pitanga: propriedades medicinais e para que serve

eCycle

Chá, suco e óleo essencial de folha de pitangueira, a árvore da pitanga, possuem propriedades medicinais. Entenda

O chá de pitanga, muito apreciado na medicina popular, é feito a partir da folha da pitangueira, uma árvore de nome científico Eugenia uniflora L., pertencente à família das mirtáceas. Mas a pitanga também oferece benefícios através do consumo do suco da fruta e do uso do óleo essencial da folha.

Pitangueira, a árvore da pitanga

Na mesma pitangueira, podem nascer pitangas nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.

O fruto da pitangueira, chamado de pitanga, não é comumente encontrado em mercados, pois se danifica facilmente no transporte, ficando muito mole. Entretanto, é muito fácil encontrar pés de pitanga no Brasil e a fruta, que parece uma pequena abóbora, é muito apreciada.

Nativa da mata atlântica brasileira, a pitangueira pode ser encontrada desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. O nome pitanga tem origem no termo tupi " ybápytanga", que significa "fruto avermelhado".

A pitangueira pode atingir de dois a doze metros de altura. Mas também há cultivo de bonsai de pitanga, que não chega a atingir um metro de altura.

As flores que antecedem o nascimento da pitanga são brancas e servem de fonte de alimento (pólen) para abelhas, exercendo um papel importante no equilíbrio ambiental.

Chá de folha de pitanga

O chá de pitanga, feito a partir da folha da pitangueira, possui propriedades medicinais, sendo muito utilizado para tratar diarreia.

Como fazer chá de folha de pitanga

Para tratar diarreia não infecciosa, a literatura científica sugere o preparo de chá de pitanga na proporção de três gramas de folha de pitanga (uma colher de sopa) para 150 ml (uma xícara de chá) de água fervente.

Nesses casos de diarreia, a indicação é utilizar um cálice (30 ml) de chá de pitanga após a evacuação por no máximo dez vezes ao dia.

Suco de pitanga

O suco de pitanga também possui propriedades medicinais. De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, o suco de pitanga (a fruta) é composto por duas substâncias que têm importante atuação contra inflamações na gengiva.

Segundo o estudo, ingerir suco de pitanga possui propriedades medicinais que ajudam a prevenir doenças periodontais relacionadas a inflamação por bactérias.

Óleo essencial de folha de pitanga

óleo essencial de folha de pitanga

De acordo com outro estudo publicado pela plataforma PubMed, o óleo essencial extraído da folha de pitanga possui propriedades medicinais antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.

Os resultados do estudo mostraram que o óleo essencial de folha de pitanga apresenta atividade antimicrobiana contra duas importantes bactérias patogênicas: Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes; e contra dois fungos das espécies Candida, C. lipolytica e C. guilliermondii.

Para saber mais sobre os óleo essenciais, dê uma olhada na matéria: "O que são óleos essenciais?". E lembre-se: se persistirem os sintomas, consulte um médico.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail