Água de berinjela: como fazer e quais os benefícios

eCycle

Dentre seus benefícios, a água de berinjela é ótima para ajudar na redução de peso

água de berinjela emagrece

A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento. Esse legume é composto por 90% de água! "Nossa, tanta água assim?" É, só que essa água tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água e fazer sua própria água de berinjela. Confira mais detalhes sobre os benefícios da água de berinjela:

Água de berinjela emagrece
Imagem editada e redimensionada de Charles

Previne o câncer

A berinjela tem a cor roxa por causa da presença de antioxidantes, entre eles as antocianinas, proantocianidinas e os flavonoides - esses últimos atuam no organismo diminuindo as ações dos radicais livres que atacam as células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce e protegendo-o contra o câncer.

Controla a diabetes

Pessoas que têm diabetes precisam ter uma alimentação rica em fibras, pois elas retardam a velocidade da digestão e a absorção da glicose no sangue é mais lenta. A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras - ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma "capa" em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar. Além disso, a água de berinjela também desintoxica o organismo.

Ajuda na digestão

A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjela também ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.

Reduz a celulite

Os furinhos da celulite são inflamações nas células causadas pela ingestão de alimentos gordurosos - a água de berinjela funciona como um anti-inflamatório que reduz as celulites.

Protege o coração

A antocianina presente na casca da berinjela reduz o colesterol ruim do sangue. As fibras alimentares solúveis diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e os flavonoides impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação chamada de aterosclerose, que forma placas nas paredes dos vasos do coração.

Água de berinjela emagrece?

A água de berinjela com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal. No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados. (E não se esqueça de que o primeiro passo para emagrecer e manter uma vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares, consumindo uma maior quantidade e variedade de alimentos naturais. Confira sete dicas de alimentação saudável e sustentável.)

Previne a gordura abdominal

Por conter saponina, a berinjela funciona como um detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las. As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade por um tempo maior e reduzindo a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

Como fazer água de berinjela

Ingredientes

Modo de preparo

  • Limpe a berinjela, lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para remover o máximo possível de impurezas tóxicas;
  • Após a aplicação do vinagre (pode ser outro tipo se não encontrar o de maçã), enxágue bem a berinjela para sair o gosto do que foi utilizado para a limpeza;
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos 1 cm e meio - não retire a casca pois nela existem muitos nutrientes importantes;
  • Adicione cada rodela à jarra ou garrafa. Depois de colocar todas, adicione 1 litro de água;
  • Após seguir estes passos, a água de berinjela deve ficar descansando na geladeira durante a noite toda (recomenda-se fazer a água antes de deitar).
  • É só consumir
Obs: Você pode adicionar limão à água de berinjela, pois além de também ter muitas vitaminas importantes, potencializa as propriedades da água de berinjela, fazendo com que os resultados de seu consumo sejam maiores. Saiba mais na matéria: "Água com limão: usos e benefícios".



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail