Como reutilizar a água de cozimento?

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Reutilizar água de cozimento é uma forma de evitar a perda dos nutrientes dos alimentos

reusar água de cozimento

Após cozinhar algum alimento, o destino mais comum da água utilizada é o ralo. Isso gera desperdício, tanta da água quanto dos nutrientes dos alimentos, já que todos eles poderiam ser reutilizados em outras circunstâncias. Confira algumas dicas de como reutilizar água de cozimento.

Não cozinhe com muita água

Em primeiro lugar, é importante saber que existem várias vitaminas e minerais que são solúveis em água. Portanto, é preciso tomar cuidado para minimizar a perda desses nutrientes durante o processo de cozimento. Cozinhar toda a comida com uma grande quantidade de água pode acabar com a riqueza de nutrientes de certos alimentos.

Reaproveitamento da água

Quando há o cozimento de verduras e legumes na água, ocorre a perda de boa parte das vitaminas e nutrientes - algumas chegam a reduzir suas propriedades à metade. Uma dica para aproveitar melhor o que fica retido na água é usá-la para cozinhar outros alimentos. Cozinhe o arroz e o feijão com a água que utilizou nos legumes, por exemplo. Essa é uma ótima forma de reutilizar a água de cozimento.

Se você não estiver preparando outro alimento, uma dica boa é usar a água para regar plantas, exatamente por causa do enriquecimento de vitaminas e sais minerais. O mesmo pode ser feito no caso da fervura de alguns ovos - a água utilizada fica enriquecida com cálcio. Só tome o cuidado de não jogar a água fervente direto nas plantas.

Segundo a nutricionista Jéssica Pandolfi, apesar dos benefícios, a beterraba, a soja e principalmente o espinafre possuem alto teor de oxalato, um antinutriente que dificulta na absorção dos minerais ferro, cálcio e zinco. Ele não faz bem ao organismo e, em excesso, pode dar cálculos renais, ou as famosas "pedras nos rins". Portanto, após cozinhar esses alimentos, não reaproveite a água.

Evitar perda de nutrientes

Para não deixar que os nutrientes dos seus alimentos se percam, as dicas são: cozinhe-os com a casca, já que ela os preserva; para fritar carnes, faça-o em fogo bem alto, pois o calor intenso bloqueia a perda de nutrientes; na hora que for aquecer os vegetais e legumes, que contém as vitaminas C e do complexo B, não permita que o processo se estenda por um período muito longo - a exposição excessiva a altas temperaturas ocasiona perda de vitaminas e minerais, que são termossensíveis. Uma dica da nutricionista cozinhar os alimentos no vapor.


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