Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dióxido de carbono (CO2) é um composto químico gasoso que provoca desequilíbrio no efeito estufa

O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que tem um papel significativo no efeito estufa e nos desequilíbrios climáticos do planeta Terra. Essa substância é composta por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio, sendo inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor) em condições normais, o que dificulta sua detecção.

O carbono é um elemento essencial para a vida no planeta e é encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2). Esse gás é produzido por meio da oxidação do monóxido de carbono e também é liberado por diversos organismos, incluindo plantas e árvores, durante o processo de respiração.

Em condições de calor e seca, as plantas, por exemplo, fecham seus poros para evitar a perda de água, passando a realizar a fotorrespiração, que consome oxigênio e produz dióxido de carbono.

O CO2 também desempenha um papel fundamental na fotossíntese das plantas e outros organismos cloroplastos, juntamente com a luz solar e a água. Esse processo é responsável por produzir oxigênio (O2) e glicose, sendo vital para a geração de energia química e a manutenção do equilíbrio ecológico.

árvores
Entenda a importância da árvore para as pessoas

No entanto, a preocupação não reside na presença do CO2 na atmosfera, mas sim na sua alta concentração, uma vez que esse gás é o principal contribuinte para o aquecimento global, causando o desequilíbrio no efeito estufa e aumento das temperaturas médias do planeta.

gases do efeito estufa
O que são os gases do efeito estufa?

Onde é produzido o CO2?

O dióxido de carbono é produzido em diversas atividades humanas e naturais. Entre as fontes de emissão de CO2 estão:

  • Produção de cimento;
  • Recarga de extintores de incêndio;
  • Resfriamento com gelo seco;
  • Efervescência de refrigerantes;
  • Respiração de animais;
  • Decomposição de seres vivos e materiais;
  • Erupções vulcânicas;
  • Atividades agropecuárias e industriais;
  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Lavagem de polpa de celulose e papel.

Excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera

Essas emissões excessivas de dióxido de carbono na atmosfera têm graves consequências. A atividade agropecuária e o transporte são importantes fontes de emissões, e as mudanças no uso da terra, como o desmatamento e as queimadas, afetam os reservatórios naturais de carbono. Simultaneamente, os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) e os sequestradores de carbono também são afetados.

Esses desequilíbrios contribuem para o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, iniciado durante a Revolução Industrial com a utilização massiva de carvão mineral e petróleo como fontes de energia. Mesmo com acordos e convenções climáticas,como o Acordo de Paris, as emissões de CO2 continuam aumentando, com países como a China, Estados Unidos e Índia liderando a lista dos maiores emissores, segundo o Climate Watch Data.

Reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases-estufa do que deixar de andar de carro, dizem especialistas

Qual é o perigo do CO2?

imagem de uma cidade por trás de uma névoa de poluição, que sugere a presença de co2 no ar
Foto de Photoholgic na Unsplash

A alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera resulta em poluição do ar, chuva ácida e desequilíbrio no efeito estufa. Isso leva ao aumento da temperatura global, causando mudanças climáticas, derretimento de calotas de gelo e elevação do nível dos oceanos. Esses efeitos geram a degradação do meio ambiente, afetando ecossistemas, paisagens e a saúde humana.

Poluição do ar
O que é poluição do ar? Conheça causas e tipos

Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da USP, a poluição do ar causada pelo CO2 está relacionada ao aumento de doenças respiratórias e cardiovasculares, principalmente em idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios. Entre os sintomas e consequências estão:

  • Maior incidência de asma e bronquite;
  • Aumento das crises de asma e dor precordial (desconforto torácico);
  • Limitação funcional;
  • Maior utilização de medicamentos;
  • Aumento do número de consultas em pronto-socorro e internações hospitalares;
  • Grande prejuízo para a economia por conta dos gastos com saúde pública.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimou que as pessoas, em seus 34 países-membros, estariam dispostas a pagar US $1,7 trilhão para evitar mortes causadas pela poluição do ar. Porém, em junho de 2022, dados do Noaa indicaram que as emissões de CO2 chegaram a 50% acima dos níveis pré-industriais.

Milho e outras culturas não se adaptam aos altos níveis de dióxido de carbono

Embora a fotossíntese permita que as plantas convertam dióxido de carbono em produção, uma pesquisa da Universidade de Illinois descobriu que algumas safras, como o milho, não conseguem aproveitar efetivamente os benefícios do dióxido de carbono extra, pois estão adaptadas a um ambiente pré-industrial.

A maioria das plantas, como soja, arroz, canola e árvores, pertence ao grupo C3, que fixa o dióxido de carbono em um carboidrato com três átomos de carbono durante a fotossíntese. Por outro lado, o milho, o sorgo e a cana-de-açúcar são classificados como plantas C4, pois fixam o dióxido de carbono em um carboidrato com quatro carbonos. Em média, as safras C4 são 60% mais produtivas do que as C3.

Embora as safras C3 possam se tornar mais produtivas em ambientes com altos níveis de dióxido de carbono, imitando as condições atmosféricas futuras, as safras C4 não demonstram aumento de produtividade nesse cenário. Portanto, o dióxido de carbono não apenas causa poluição e problemas de saúde, mas também limita a produção de culturas essenciais à sobrevivência humana, como o milho.

Alternativas para controle

Para lidar com o problema do dióxido de carbono, é necessário adotar medidas de controle e neutralização. O sequestro de carbono da atmosfera é uma solução importante, que pode ser alcançada por meio de técnicas como reflorestamento, captura por eletrólise e sequestro geológico de carbono. Este último busca devolver o carbono comprimido para o subsolo por meio de injeções em um reservatório geológico.

Além disso, a transição para fontes de energia renováveis e a adoção de políticas governamentais mais rígidas para controle de emissões são essenciais.A nível individual, é recomendado reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal, optar pelo transporte público e escolher veículos de baixa emissão de CO2. (Veja algumas medidas sugeridas para a cidade de Nova Iorque).

Vegetarianismo reduz gases-estufa, degradação e insegurança alimentar, diz IPCC

Além disso, a tecnologia tenta procurar sempre inovações, que ainda estão sendo testadas, mas se mostram promissoras, como a técnica que transforma dióxido de carbono em concreto, ou o bloco de construção que consome esse gás em sua produção e a produção de biocarvão.

Créditos de carbono

Outra estratégia para compensar as emissões de CO2 é o mercado de créditos de carbono, onde empresas que reduzem suas emissões podem vender créditos para aquelas que emitem mais.

No entanto, é importante ressaltar que a compra de créditos não substitui a necessidade de reduzir efetivamente as emissões.

créditos de carbono
Entenda o que é crédito de carbono
Carbono equivalente: o que é e como funciona?

Como saber se gero emissão de carbono? Preciso neutralizar?

A pegada de carbono é uma metodologia usada para medir as emissões de gases do efeito estufa, e é importante para conscientização e redução dessas emissões.

Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição. Se em seu prato contiver alimentos de origem animal, essa pegada é ainda maior (plantação, cultivo e transporte). Conhecer a emissão de dióxido de carbono, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-la com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.

Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa

Como posso fazer a neutralização de carbono?

Empresas especializadas, como a Eccaplan, oferecem serviços de cálculo e neutralização de carbono, compensando as emissões através de projetos ambientais certificados. Dessa forma, a mesma quantidade de dióxido de carbono emitida nas empresas, produtos, eventos ou no dia a dia de cada pessoa, é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas.

A compensação ou neutralização de carbono, além de viabilizar financeiramente projetos ambientais, melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes. Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono emitido pela sua empresa ou evento, assista ao vídeo e preencha o formulário a seguir:

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais