Dia Mundial Sem Carro: dia 22 de setembro é para descobrir outras formas de deslocamento

eCycle

Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, estimula reflexão sobre mobilidade urbana

Os carros, inegavelmente, foram uma evolução para o modo de vida do homem. As estradas avançaram fronteiras e as distâncias longas rapidamente se encurtaram. Mas também há muitos problemas que vieram de carona com o mercado automobilístico: o excessivo aumento da poluição, a imensa concentração de carros em grandes cidades, o gasto com matérias-primas e o trânsito irracional. Foi para repensar tudo isso que foi criado o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

Em 1997, ativistas franceses decidiram criar o Dia Mundial Sem Carro e escolheram a data de 22 de setembro para organizar a mobilização. A ideia de deixar o carro em casa como forma de propagandear o uso menos intensivo dos veículos automotores e mostrar que existem alternativas de transporte menos danosas ao meio ambiente deu tão certo que, já em 2000, cerca de 760 cidades europeias participavam da iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro é mais recente, mas nem tanto. A partir de 2001, já tivemos nossa primeira versão, que envolveu 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Em São Paulo, atividades relacionadas à data começaram a acontecer em 2003, mas apenas em 2005 o evento passou a ter apoio de secretarias municipais. Outras organizações também passaram a apoiar e a dar mais visibilidade para o Dia Mundial Sem Carro.

Dia Mundial Sem Carro

O ciclo-ativismo e a mobilidade ativa são os maiores focos do Dia Mundial sem Carro, uma data que todos os anos ganha eventos para estimular a reflexão sobre temas como caminhabilidade (a facilidade ou não de se caminhar por um espaço público), uso do transporte coletivo e alternativas ao deslocamento individual. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.

O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem precisar de um carro (ainda mais próprio).

Consulte a programação da sua cidade ou região e participe dos eventos. Independente da agenda comemorativa, adote a proposta do Dia Mundial Sem Carro e deixe o carro em casa no dia 22 de setembro - e sempre que possível. Repense o modo como você se desloca no dia a dia e promova medidas alternativas que possam se estender por todo o ano.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail