Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Grupo de ativistas ambientais esvazia pneus de SUVs na Inglaterra em forma de protesto contra a indústria automobilística

O grupo de ativistas ambientais “Tyre Extinguishers”, ou “Esvaziadores de Pneus”, da Inglaterra, estima que esvaziaram os pneus de pelo menos mil SUVs nas últimas duas semanas em forma de protesto contra a indústria automobilística. Embora a ação pareça controversa na mídia, o grupo vem recebendo apoio de pessoas ao redor do mundo, interessados no movimento. 

Os primeiros aparecimentos do grupo foram na internet em julho de 2021, quando abriram uma conta pública no Twitter e um site explicando o projeto. Porém, acredita-se que as ações começaram no começo de março deste ano. 

Trabalhando a noite e com ajuda de lentilhas, o grupo já esvaziou pneus de SUVs em diversas áreas urbanas da Inglaterra, incluindo bairros mais ricos de Londres, como Notting Hill e Chelsea. Porém, com a popularização do movimento, e-mails enviados aos representantes do grupo conseguiram provar sua atuação ao redor do mundo. 

Uma ação não programada, por exemplo, ocorreu em Colorado, nos Estados Unidos, sem conexões maiores com os criadores do Tyre Extinguishers

Além disso, o grupo já recebeu mensagens de países como Itália, França e Alemanha, pedindo-os para traduzirem os folhetos informativos que deixam nos locais das ações em suas respectivas línguas. 

De acordo com seus representantes, o grupo foi criado com o intuito de conscientizar a população sobre os impactos dos SUVs nas mudanças climáticas.

Os SUVs (Sport Utility Vehicles) são modelos de carros mais elevados que foram popularizados por serem espaçosos. Embora muitos sejam versáteis e conseguirem andar tanto no asfalto quanto em outros tipos de solo, esse estilo de carro pode contribuir negativamente para a degradação do meio ambiente. 

Uma pesquisa apontou os SUVs como os segundo maiores contribuintes para o aumento das emissões de carbono entre 2000 e 2008. De acordo com o The Guardian, esses carros são responsáveis pela liberação de cerca de 700 megatoneladas de CO2 todos os anos — o que é equivalente a emissões do Reino Unido e Holanda juntos. Em relação a carros menores, os SUVs liberam 14% mais carbono. 

Acredita-se que se todos os donos de SUVs se juntassem em um país, ele seria o sétimo em emissões do mundo todo. 

Sem líderes, os representantes dos Tyre Extinguishers dizem que não vão parar suas ações até que seja impossível adquirir um SUV no Reino Unido. Entre os objetivos do grupo, estão a taxa por poluição desses carros, além de um investimento maior no transporte público. 

Uma ação similar a dos Tyre Extinguishers que ocorreu em 2019 na Suécia foi responsável por uma baixa significativa nas vendas de SUVs.