Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Piloto do programa Bike SP seleciona mil participantes para avaliar impacto dos incentivos financeiros no uso da bicicleta na cidade de São Paulo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Jornal da USP | O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e o FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, lançam em agosto um projeto piloto inédito que oferece créditos no Bilhete Único para moradores que usarem a bicicleta em seus deslocamentos diários. A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Tembici (empresa de mobilidade urbana que opera um sistema de bicicletas compartilhadas). O objetivo é avaliar o impacto de incentivos financeiros sobre o comportamento de mobilidade urbana e contribuir para a formulação de políticas públicas.

Conduzido por pesquisadores, o projeto quer entender, com método científico e dados reais de quem pedala, se incentivos financeiros são capazes de mudar comportamentos de mobilidade urbana. O piloto foi desenhado para ajudar a prefeitura a definir questões centrais para a implementação definitiva do programa Bike SP, como o valor ideal a ser pago por quilômetro pedalado e quais perfis sociais devem ser priorizados na política pública.

O estudo inicial prevê a participação de cerca de mil pessoas, e as inscrições podem ser feitas até 30 de junho neste link. Podem participar pessoas com idade acima de 18 anos, moradores da cidade de São Paulo, que tenham bicicleta e um Bilhete Único ativo e consigam pedalar. Após a conclusão de um minicurso gratuito e obrigatório sobre segurança no trânsito, os aprovados serão informados por e-mail. 

A partir de julho, os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos entre endereços previamente cadastrados. Em agosto, o experimento começa: até duas viagens por dia poderão gerar créditos no Bilhete Único, a serem creditados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público.

Estudo com base científica

“A Secretaria Municipal de Transportes nos procurou para aprimorar a pesquisa sobre o Bike SP. Nossa intenção, ao transformá-lo em um projeto piloto nas ruas, foi a de utilizar o método científico para compreender como o programa e o software associado funcionam em um ambiente real. Iremos extrair as respostas necessárias a partir da análise do comportamento dos ciclistas”, explica Fabio Kon, professor de Ciência da Computação do IME e coordenador do projeto piloto ao lado de Ciro Biderman, diretor e pesquisador do FGV Cidades. Ambos conduzem a pesquisa e vão analisar seus resultados.

“O piloto do Bike SP é uma oportunidade única para testar, com base científica, se compensar financeiramente quem pedala pode mudar padrões reais de mobilidade urbana. Nosso objetivo é gerar evidências que ajudem o poder público a tomar decisões mais eficientes e justas, com potencial de aliviar o trânsito, reduzir emissões e gerar economia para o sistema de transporte”, afirma Biderman.

O programa Bike SP foi criado pela Lei Municipal 16.547/2016, que estabeleceu a possibilidade de remunerar ciclistas como forma de estimular a mobilidade ativa e reduzir o uso de transporte motorizado. A política, no entanto, nunca foi regulamentada nem implementada de fato, e, até agora, não havia sido testada em larga escala. Um estudo encomendado pela prefeitura ao Banco Mundial entre 2021 e 2022 indicou de forma não experimental que o incentivo financeiro pode influenciar a decisão de adotar a bicicleta de forma tão significativa quanto a infraestrutura cicloviária.

A cidade de São Paulo vem ampliando sua malha cicloviária e já conta com a maior rede dedicada aos ciclistas do Brasil, com mais de 770 km. A meta da capital é quintuplicar o número de ciclistas nas ruas até 2030, conforme previsto no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050, e o projeto piloto vai auxiliar nessa conquista. A pesquisa está associada ao EcoSustain, ao INCT ICoNIoT e ao FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas.

Cronograma do projeto:

  • 2 a 30 de junho: Inscrições no Piloto Bike SP neste link, por meio de preenchimento do formulário, incluindo dados e hábitos de deslocamento.
  • 25 de junho a 3 de agosto: Período para baixar o aplicativo Bike SP e registrar algumas viagens. Os organizadores enviam lembretes pelo e-mail cadastrado.
  • A partir de agosto: Os candidatos convocados para participar do projeto devem registrar todas as viagens de bicicleta no app. As viagens vão gerar créditos no Bilhete Único de acordo com o trajeto e a remuneração do grupo para o qual a pessoa for sorteada.

Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais