Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como fazer inhame e quais são os benefícios desse tubérculo nutritivo e saudável

O inhame, também conhecido por taro, inhame-branco e taioba-de-são-tomé, é um tubérculo nutritivo, de baixo índice glicêmico e rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, muito popular e amplamente consumido no mundo. Cultivado desde 50.000 a.C., na África e na Ásia, hoje é um alimento saudável básico em muitos países da América do Sul, África, nas ilhas do Pacífico e nas Índias Ocidentais. No Brasil, a região Nordeste é a maior produtora e consumidora.

Existem mais de 600 espécies de inhame, mas apenas algumas são consideradas comestíveis. Colocasia esculenta (L.) Schott é o nome da espécie tratada neste texto, não devendo ser confundida com as espécies do gênero Dioscorea, como a Dioscorea cayanensis Lam, que é o cará, chamado de inhame no nordeste brasileiro.

As espécies não comestíveis são geralmente utilizadas para fins medicinais, uma vez que possuem benefícios ao bem-estar. Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes da ação da diosgenina, um fitoesterol de grande interesse da indústria farmacêutica.

O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção para quem quer perder peso.

Assim como todos os tubérculos, o inhame é rico em fibras solúveis e uma fonte de carboidrato.  Esses tubérculos apresentam vitamina A e betacaroteno, significativas quantidades de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Qual é o benefício que tem o inhame?

Inhame faz bem para a saúde do coração

O inhame contém fibras que reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, ele é uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.

O tubérculo reforça o sistema imunológico

O inhame fortifica os gânglios linfáticos, que são responsáveis pela defesa do sistema imunológico, deixando o corpo mais forte e prevenindo doenças. Doenças virais, como malária, dengue e febre amarela, podem ser evitadas com o consumo do inhame, já que ele ajuda a impedir a contaminação do sangue (mas não é por isso que você deve deixar de tomar todas as vacinas).

Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer e, por ser fonte de diosgenina e vitaminas B6 e B9, é um ótimo alimento para ajudar no controle e prevenção do Alzheimer.

Inhame é um grande aliado da saúde feminina

Por possuir fitoestrógenos e hormônios vegetais, o tubérculo é conhecido por aumentar a fertilidade da mulher, amenizar cólicas menstruais, sintomas da TPM e da menopausa (a diosgenina presente no tubérculo pode auxiliar para contenção de calores, do ressecamento da mucosa e de outros sintomas que acompanham essa fase) e estimular a libido, além de ser útil na endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. Um estudo ainda concluiu que a ingestão de inhame pode equilibrar os níveis de hormônios femininos.

Ele auxilia na perda de peso

Apesar de ser rico em carboidratos, o inhame é uma ótima opção de alimento para quem quer emagrecer. Além de conter pouca gordura, as suas fibras promovem a sensação de saciedade e seus nutrientes fornecem mais energia. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias, o que deixa o corpo menos suscetível a acumular líquidos e toxinas, diminuindo a celulite e o inchaço.

Inhame também previne a anemia

O inhame é um alimento ótimo para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias; cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que ajuda na absorção do ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Outros usos do inhame

Além disso, o inhame possui outros benefícios, como ajudar em casos de unhas encravadas, furúnculos e espinhas grandes, desinflamar cicatrizes, evitar dores e inchaço em queimaduras e locais fraturados (quando utilizado de maneira externa).

Por seu poder anti-inflamatório, pode ser usado em hemorroidas, artrites, cataporas, reumatismos, pleurisias, nevralgias, neurites e eczemas. Comer inhame também ajuda a baixar a febre e a combater a sinusite e a apendicite. Quando ingerido regularmente, os antioxidantes contidos no tubérculo ajudam ainda a combater o ressecamento da pele.

Qual a melhor forma de usar o inhame?

Você sabia que não pode comer inhame cru? Alimentos como a mandioca e o inhame, que são raízes, não devem ser ingeridos crus, porque apresentam substâncias tóxicas. Para isso, é preciso lavá-los e cozinhá-los antes de consumi-los. Depois de cozido, você pode acrescentar o inhame em saladas, sucos, sopas, pães e o que mais sua criatividade permitir.

  • Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Acrescentar outros vegetais a gosto.
  • Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.
  • Cozido: cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre a gosto.

Confira como lavar verduras, frutas e legumes no vídeo abaixo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais