Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda uma receita saborosa de molho de abacate com limão e coentro e incremente seus pratos

O molho de abacate com limão e coentro é uma versão vegana do molho de iogurte grego com coentro. O abacate proporciona a mesma cremosidade do iogurte, porém adiciona mais gorduras saudáveis e os outros benefícios da fruta na receita. 

A substituição do iogurte pode perder o teor proteico do molho, porém, ajuda a evitar os efeitos negativos dos laticínios, além de ser uma alternativa sem a exploração animal. O abacate em si também contribui para o consumo de diversos nutrientes benéficos à saúde. A fruta é rica em potássio, vitaminas A (essencial para a visão e o crescimento), B1, B2, B3, B9, C e E.

A adição do coentro também oferece benefícios à saúde. O seu consumo já foi associado a redução de sintomas de Alzheimer e Parkinson. Além disso, o extrato da folha já foi estudado por sua atuação na redução de ataques de convulsões e prevenção de danos nas células do sistema nervoso e por sua capacidade de baixar o açúcar no sangue.

Já o limão possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os danos causados por radicais livres no organismo. Essa fruta é rica em vitamina C, e pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, reduzir riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e também pode otimizar a absorção de ferro do corpo. 

Em conjunto, o molho de abacate com limão e coentro consegue reunir todos os benefícios desses ingredientes em uma receita saborosa e nutritiva. Confira o passo a passo de como fazê-la. 

Ingredientes 

  • 1 abacate tipo avocado
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ xícara de coentro picado
  • ¼ xícara de suco de limão
  • 4 cebolinhas picadas
  • 1 colher de sopa de azeite-de-oliva
  • Tempero a gosto

Modo de preparo 

Se preferir, deixe todos os ingredientes inteiros e adicione-os em um processador. Se não tiver um processador, comece descascando o abacate e o amassando até formar uma pasta homogênea. Depois adicione o resto de seus ingredientes picados, mexendo bem para que eles se incorporem no molho. Se preferir uma textura mais líquida, coloque um pouco de água, ajustando conforme seu gosto. Tempere do jeito que preferir usando sal, pimenta e cominho. Guarde o molho na geladeira e use como preferir. 

Onde usá-lo

Por conta de seus ingredientes, o molho de abacate com limão e coentro é popular na culinária mexicana, sendo usado em nachos, burritos e tacos como um substituto para o guacamole. Porém, ele também pode ser usado em diversos outros pratos como saladas e massas. O molho adiciona sabores extras em pratos já conhecidos e inclui os benefícios desses ingredientes à base de plantas na dieta. Experimente!