Como surgiu a água?

Aprenda um pouco sobre a história da água e não a desperdice

Na ciência, existem várias teorias que tentam explicar determinados fenômenos. Para determinado ramo científico (o que defende a teoria do Big Bang), a aparição da água em nosso planeta iniciou-se no processo de formação ligado ao sistema solar. A explosão do Big Bang originou os primeiros átomos de hidrogênio. Após milhões de anos, nuvens de hidrogênio e hélio dispersas no cosmo foram se adensando e originaram as estrelas. Devido à alta temperatura, essas nuvens primárias permaneceram na forma de vapor em regiões periféricas desses corpos celestes que, em seus interiores, tiveram reações nucleares que originaram diversos elementos químicos, como o próprio oxigênio. A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente e expulsou para a crosta uma alta quantidade de água em forma de vapor. Os vulcões expeliram gás hidrogênio e vapor de água. Esse processo criou a nossa atmosfera. Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás, que deu origem a nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem os oceanos primitivos.

Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre. Por causa de sua posição e condições ideias, foi e é possível encontrar a água em três estados: sólido, líquido e gasoso. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as rochas do subsolo formou as águas subterrâneas e, na medida em que os continentes emergiam, surgiram os primeiros rios, lagoas, pântanos e os primeiros seres vivos.

Atualmente, a superfície de água representa 71% do planeta Terra. Desse total, 97,4% está presente em nossos oceanos (água salgada). A água doce representa apenas cerca de 2,6%, sendo que aproximadamente de 2% da água doce está no estado sólido (regiões dos polos e localidades de áreas muito elevadas) e o 1% restante de água doce está em estado líquido (rios e lagos). Confira na imagem abaixo:

Agora que você já sabe como a água foi formada ao longo de milhares de anos, clique aqui e dê uma olhada em como evitar o desperdício desse bem tão precioso para todos.

Veja mais:
-Invenções malucas para economizar água
-Para construir ou reformar não é preciso gastar água
-Economia de água também ajuda no bolso
-Poupe o bolso e o planeta consumindo água da torneira filtrada
-O esgoto pode ser uma fonte de muitos nutrientes


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail