Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Prática da medicina tradicional japonesa, reiki visa equilibrar a energia vital do organismo

O reiki é um tratamento complementar onde uma pessoa usa o toque gentil para guiar a energia de uma forma que promova cura e equilíbrio. O conceito do reiki se baseia na ideia de que a energia vital flui através do corpo humano.

A técnica do reiki surgiu em 1920, por um homem japonês chamado Mikao Usui. A palavra que dá o nome à prática é uma junção do termo “Rei”, que significa universal, e “ki” que se traduz como “força vital de energia”.  

Não existem estudos que provem que a energia do reiki existe. No entanto, existem pesquisas que apontam um grande número de praticantes da técnica satisfeitos com o resultado do reiki.

Porém, é preciso ter em mente que o reiki de maneira complementar ao tratamento convencional para que a pessoa consiga lidar de forma mais tranquila com sua condição, seja ela física ou mental.

Usos do reiki 

O reiki costuma ser usado no tratamento de:

O intuito do reiki como tratamento complementar é facilitar coisas como:

  • Estado meditativo
  • Cura dos tecidos e ossos após lesão ou cirurgia
  • Estimulação do sistema imunológico
  • Aliviar a dor e a tensão
  • Ajudar o paciente a se sentir bem durante tratamentos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e diálise

Apesar de ser considerado eficaz como terapia complementar, o reiki também é praticado por pessoas que estão com a saúde em um bom estado. O objetivo desses indivíduos é aprender a lidar com o estresse e os desafios do dia a dia. 

Sessão de reiki 

Em uma sessão de reiki, você irá se deitar em uma cama de massagem, totalmente vestido, enquanto o profissional coloca as mãos por cima do seu corpo – sem o tocar muito. As posições das mãos do profissional dependem da sessão e do que ele acha necessário para os seus cuidados. 

Durante a prática, você pode sentir um calor, cócegas e até sua pulsação onde as mãos do profissional passam sobre seu corpo. Algumas pessoas relaxam tanto com o reiki que acabam dormindo. 

Para marcar uma sessão de reiki, entre em contato com um profissional, que tenha ou trabalhe em uma clínica. 

Técnicas de reiki 

As principais técnicas de reiki são: 

  • Centralização de energia
  • Limpeza
  • Transmissão de energia
  • Extração de energias nocivas
  • Infusão
  • Suavização e racionalização da aura

Alguns praticantes de reiki podem optar por usar cristais ou varinhas de cura de chakra. No entanto, nem todos os profissionais da área concordam com este tipo de técnica. Alguns afirmam que essas ferramentas só podem ser usadas quando o reiki for praticado a distância. Nesta situação, os cristais e a varinha servem para auxiliar as vibrações de energia. 

Ciência e reiki 

Não existem provas o suficiente de que o reiki realmente é efetivo no tratamento de doenças. Especialistas da técnica afirmam que isso se dá pelo fato de que a ciência moderna não tem técnicas o suficiente para medir a energia do reiki.

Para essas pessoas, o reiki pode ajudar no relaxamento, a reduzir a dor e a acelerar a cura. No entanto, é pequena a quantidade de estudos que apontam esses benefícios. Para alguns cientistas, ainda é necessário o desenvolvimento de estudos mais qualificados.  

Um estudo, publicado em 2016, revelou que é insuficiente o número de evidências que provam que o reiki pode ser benéfico no tratamento de jovens com ansiedade e depressão, ou com os dois. 

Praticantes de reiki

Não é preciso um certificado ou uma licença para a prática de reiki. Qualquer pessoa que tenha treinado como um “mestre de reiki”, pode se tornar um praticante da técnica. Apesar disso, não existem efeitos colaterais para a prática do reiki, o que a torna totalmente segura para qualquer pessoa. 

Reiki em animais

O reiki também pode ser aplicado no tratamento de animais, como cachorros e gatos. O intuito do reiki em animais é tratar problemas de comportamento no animal, como depressão, estresse e agressividade. 

Além disso, o reiki pode ajudar o animal no pós-operatório, para que ele não fique ansioso ou inquieto. O mesmo acontece na aplicação da técnica em animais idosos ou em estágio terminal de uma doença. As técnicas são as mesmas usadas em humanos, no entanto, animais domésticos recebem a aplicação do reiki de perto com as mãos, enquanto os animais selvagens passam por um tratamento à distância.