Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Usar óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo pode melhorar o crescimento dos fios

O uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo pode trazer diversos benefícios para o couro cabeludo. Extraído das folhas da hortelã-pimenta (Menta piperita), o óleo essencial contém grandes quantidades de um composto chamado mentol. Essa substância responsável por dar ao hortelã-pimenta o seu gosto, cheiro e sensação refrescante.

Pode passar óleo de hortelã-pimenta no cabelo?

Devido aos benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta para a pele, algumas pessoas utilizam o produto com intuito de cuidar do seu couro cabeludo. Sua fragrância tem um cheiro agradável e seus efeitos são positivos. No entanto é preciso ter cuidado ao usar esse óleo. 

Isso porque o mentol presente no óleo essencial de hortelã-pimenta pode causar irritação na pele. Ou seja, antes de aplicá-lo em sua cabeça, certifique-se de misturá-lo com um óleo carreador, como o óleo de jojoba, coco e óleo de manteiga de karité. Além disso, o produto só pode ser usado até três vezes na semana. 

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem propriedades  antimicrobianas, inseticidas, analgésicas, anestésicas, vasodilatadoras e anti-inflamatórias. Por isso, ele pode ser usado como repelente e para tratar  cabelo ressecado, coceira e perda de cabelo.

óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo

Quais os benefícios de usar  óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo?

Ajuda no crescimento capilar 

A vasodilatação proporcionada pelo uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo é conhecida por aumentar o crescimento capilar. Segundo especialistas, isso acontece porque a vasodilatação ajuda a melhorar a circulação de sangue nos folículos capilares. Caso a circulação não esteja boa nessa região, isso pode causar problemas como queda capilar.

Existem poucos estudos a respeito dessa propriedade do uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo. No entanto, estudiosos apontam que essa técnica já é antiga, tendo sido praticada desde o Egito Antigo. Uma pesquisa, publicada pela revista Toxicological Research, mostrou que o óleo teve maior eficácia no crescimento capilar do que outros produtos da indústria cosmética.

Trata alopecia

Ainda existem poucos estudos a respeito, mas alguns cientistas acreditam que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser usado por pessoas que sofrem com alopecia (condição em que a pessoa perde cabelo ou pelo em qualquer parte do corpo). Outro óleo que pode substituir o de hortelã-pimenta é o de alecrim, ylang-ylang, milefólio e o lavanda. 

Aumenta a espessura do cabelo

Estudos também apontam que o mentol e a vasodilatação são responsáveis por melhorar a espessura do cabelo de pessoas que sofrem com fios quebradiços e fracos. Devido à presença do mentol no óleo essencial de hortelã-pimenta, esse produto  pode reduzir a queda capilar. 

Reduz a Inflamação

O uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo pode trazer uma sensação refrescante e agradável, e devido às propriedades anti-inflamatórias do óleo, ele pode ajudar a reduzir sintomas de inflamações no couro cabeludo. 

Além disso, por ser antibacteriano, o uso do óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo também consegue balancear as bactérias presentes na região. 

Ajuda a reduzir a oleosidade em excesso 

Alguns individuos sofrem com excesso de óleo no couro cabeludo. Ao aplicar o óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo, você consegue ter um maior equilíbrio da produção de sebo. Afinal, o óleo essencial ajuda a regular o pH da região. 

Como usar óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo?

Para crescer mais cabelo

Misture o óleo essencial de hortelã-pimenta a um óleo carreador e massageie seu couro cabeludo;

Esfoliação capilar

Adicione uma colher de sopa de óleo de jojoba, uma colher de xarope de agave, duas a três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e duas colheres de açúcar em um pote. Use essa mistura para massagear sua cabeça, e depois aplique o shampoo e o condicionador. Essa técnica ajuda a manter seu cabelo saudável.

Máscara capilar

Misture meio abacate amassado, meio copo de azeite e cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Depois de passar o shampoo, aplique a máscara, para obter tratamento para os seus fios duplos. Deixe por 20 minutos e então lave com água quente;

Depilação corporal

Essa receita serve para melhorar cremes de depilação, e evitar irritação na pele. Adicione ¼ de manteiga karité derretida, ¼ de óleo de coco, duas colheres de um óleo carreador (como o de jojoba), cinco gotas de óleo essencial  de hortelã-pimenta e dez gotas de óleo essencial de lavanda. Deixe esfriar no congelador até ficar duro e depois aplique no corpo;

Hidratação

Adicionar quatro ou cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu condicionador também pode melhorar o seu processo de hidratação;

Tratamento antes do shampoo

Também conhecido como “pre-poo”, esse processo se define pela aplicação de uma mistura de óleos essenciais no cabelo pelo menos 30 minutos antes de lavá-lo com shampoo. Para fazer isso, misture três colheres de óleo de oliva, três colheres de óleo de jojoba, duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e duas a três gotas de óleo essencial de lavanda. 

Passe o pre-poo no cabelo seco, a não ser que esteja o desembaraçando, então passe com ele molhado ou úmido. Ao aplicar, separe os fios em seções e cubra o cabelo com uma touca, deixe ficar por 30 minutos antes de lavar.