Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mau hálito, também conhecido como halitose, é o mau odor na região bucal provocado pela falta de higiene ou uma condição estomacal

O mau hálito, ou halitose, é uma condição comumente causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou restos de comida na boca, que resulta em um odor ruim na região. Apesar de poder ser causada por alguma doença pré-existente, a halitose geralmente ocorre devido a higiene bucal inadequada. 

Para saber diferenciar o mau hálito comum daquele relacionado a uma doença é preciso colocar em prática a higiene bucal. Ao perceber os primeiros sinais de que você está com odor desagradável na boca, escove os dentes, passe fio dental e faça bochechos diários — pelo menos três vezes ao dia. Caso os sintomas não desapareçam você pode estar enfrentando um problema maior. 

Quais os sintomas do mau hálito?

O principal e único sintoma do mau hálito é o odor ruim que fica na boca durante o dia ou após uma refeição. Como essa condição geralmente é resultado da falta de higiene bucal, algumas pessoas também podem apresentar excesso de placas bacterianas, cáries e saburra lingual. 

Quais as principais causas do mau hálito?

Como mencionado anteriormente, a principal causa do mau hálito é a falta de higiene bucal diária. Pessoas que têm dificuldade em desenvolver o hábito de escovar os dentes regularmente, ou até mesmo usar fio dental, são mais propensas a desenvolver o odor característico da halitose.

Isso porque a boca fica repleta de restos de alimentos, que com o tempo podem começar a feder. Além do acúmulo da placa bacteriana que começa a aumentar, a um ponto que cáries começam a formar, a condição também pode provocar mau hálito. 

Outras causas da halitose são:

Boca seca: mau hálito pode ser resultado da baixa produção de saliva, comumente derivada de outras doenças pré-existentes, como as que afetam a produção de saliva. O ato de respirar pela boca enquanto dorme também tem maior chance de desenvolver mau cheiro; 

Medicamentos: o uso de alguns medicamentos podem culminar na presença de mau hálito. Isso porque eles podem deixar a boca seca ou liberar substâncias com odor quando são digeridos pelo organismo;

Infecções na boca: pontos infeccionados na boca podem surgir devido a cicatrizes mal cuidadas, perda de dente ou doenças gengivais, e resultar em halitose;

Hábito de fumar: o tabaco e outros produtos de fumo podem causar mau hálito. Outro fator de risco é que fumantes são propensos a desenvolverem doenças gengivais, devido ao hábito de fumar;

Alimentos: certas comidas tem um cheiro mais forte do que outras, como o alho, a cebola e alguns temperos. Caso a higiene bucal não seja feita logo depois da ingestão, o odor pode permanecer por um tempo;

Como saber se o mau hálito vem do estômago?

Quando a higiene bucal não é o suficiente para tratar o mau hálito, as chances de existir uma doença estomacal alterando o odor da região é grande. É preciso ficar alerta para os sintomas. Se você anda tendo problemas estomacais e o mau odor não sai da sua boca mesmo depois de escovar os dentes, faça uma visita ao médico. 

Confira a seguir algumas condições que podem causar mau hálito:

  • Obstrução intestinal
  • Doença do refluxo gastroesofágico
  • Síndrome do Intestino Irritável 
  • H. Pylori
  • Infecção no Trato Digestivo
  • Excesso de bactérias no intestino  
  • Problemas com a vesícula biliar 

Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria: “Como saber se o mau hálito vem do estômago?”.

Como saber se tenho mau hálito? 

Por incrível que pareça, não é tão fácil assim identificar o próprio mau hálito. Por esse motivo algumas pessoas não sabem quando estão sofrendo com halitose. Isso acontece devido a adaptação sensorial, processo que ocorre devido ao costume do nariz aos odores que saem da boca.

Nesse caso, o nariz e a boca estão conectados por uma abertura no fundo da garganta, fazendo com que as vias nasais filtram o odor da região. Isso faz com que ele esteja acostumado com os cheiros que ficam ali. 

Para identificar o próprio mau hálito existem algumas técnicas, como pedir ajuda de alguém de confiança ou realizar testes de gosto. Se você quiser descobrir se está sofrendo com halitose, confira a matéria a seguir: “Como saber se tenho mau hálito? Dicas caseiras”.

Como tratar casos de mau hálito?

O tratamento é mais simples do que parece, quando não está relacionado a outra doença. Para aqueles que têm halitose apenas pela falta de higiene, basta aprender a praticar a limpeza da boca constantemente. Busque escovar os dentes depois de toda refeição, passar fio dental, limpar a língua e beber bastante água para evitar a boca seca e se manter hidratado.

Além disso, faça visitas regulares ao dentista, pois só ele pode fazer limpezas mais profundas de placas bacterianas que podem ficar acumuladas nos dentes por muito tempo e fazer a retirada de cáries. O profissional também pode oferecer algumas dicas de cuidados bucais para o dia a dia, principalmente quando se trata da melhor forma de escovar os dentes.

Se o seu mau hálito é resultado do hábito de fumar, a melhor opção é tentar parar ou reduzir a prática. Ao fazer isso você não apenas pode gerar melhora na halitose, como na saúde do seu corpo como um todo. 

Em pessoas com condições mais graves, o melhor método de tratamento é cuidar da doença que está causando a halitose. Ou seja, se você estiver com algum problema estomacal, busque acompanhamento médico para cuidar do caso, para assim eliminar o mau hálito em questão. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais