Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Oficina será entre os meses de março e maio

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Gisele Bicaletto em UFSCar Estão abertas as inscrições para a atividade de pesquisa e extensão “Oficina da Felicidade – Atividades para Idosos”, oferecida pela UFSCar. A iniciativa é voltada para pessoas a partir de 60 anos e promoverá 12 encontros online, via Google Meet, entre os meses de março e maio deste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de março, por e-mail.

O objetivo da Oficina é elevar os níveis de felicidade entre os idosos para que eles possam viver melhor no dia a dia. De acordo com Claudia Valente Santos, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e coordenadora do projeto, a felicidade é entendida, na literatura, como um construto composto por uma dimensão cognitiva – a satisfação com a vida – e uma dimensão afetiva – as emoções positivas e negativas. “A felicidade pode ser também compreendida como bem-estar subjetivo”, complementa a professora. Estudos já desenvolvidos pela docente mostraram que as atividades de socialização são as que mais impactam os níveis de felicidade. “Além disso, maiores níveis de felicidade estão associados não só a maior longevidade, mas também a menores taxas de adoecimento entre os idosos”, explica.

As vagas para a Oficina são limitadas e os encontros online serão realizados às terças ou quartas-feiras, em horário a ser definido com a coordenadora. 

Participação

Para participar das atividades, é necessário saber ler e escrever, possuir smartphone, computador ou tablet com acesso à Internet e que permita o uso do Google Meet. Os interessados também precisam ter disponibilidade para participar dos encontros semanais, com duração de até 1h30, em ambiente que garanta privacidade. Os participantes não podem apresentar diagnóstico de síndromes demenciais ou alterações cognitivas graves.

Interessados devem se inscrever, de forma gratuita, até o próximo dia 5 de março pelo e-mail felicidade.oficina@gmail.com. Serão agendadas avaliações com os participantes até o dia 8 de março.