Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda quais são os malefícios e benefícios do esfoliante de café

O esfoliante de café viralizou como um produto caseiro que pode ser usado no rosto e no corpo todo. Na era da skincare, toda e qualquer alternativa caseira é instantaneamente compartilhada na esperança de ser um bom substituto para produtos caros.

Utilizado para remover células mortas e hidratar, o esfoliante de café caseiro é extremamente acessível por conter quatro ingredientes ou menos em sua receita. Por isso, a sua popularização foi instantânea.

Malefícios 

Mas existe um porém. Alguns grãos de café podem danificar a pele, ao invés de ajudá-la. O café moído por máquina pode ser abrasivo pois não é cosmeticamente liso, como os vendidos por empresas maiores. Esses grãos têm a capacidade de potencialmente causar micro rasgos na pele, piorando sua condição inicial.

Além disso, o esfoliante de café não é indicado para pessoas com peles acneicas. A acne é resultado do bloqueio dos poros que ficam embaixo da superfície da pele e o café não alcança esses locais, causando irritação da área inflamada. 

O último malefício do esfoliante de café caseiro, contudo, não diz respeito a seus efeitos na pele. Acredita-se que os grãos de café são as piores coisas que podem parar no encanamento de uma casa. Mesmo usando grãos menores esporadicamente, eles podem acabar se misturando com óleos dentro do encanamento e criando coágulos. Químicos domésticos não têm o poder de dissolver o café e, por isso, o problema só poderia ser resolvido por encanadores. 

Benefícios 

Ainda existem alguns benefícios para os esfoliantes de café, se usados corretamente. Por ser um esfoliante físico, ele realmente remove o acúmulo de células mortas da pele. Ele também pode ser usado para melhorar a aparência da celulite — o café estimula a dilatação e a esfoliação estimula a circulação, que disfarça a celulite. 

Por ter propriedades antioxidantes, os grãos do esfoliante de café são ótimos para aumentar a produção de colágeno na pele. 

Usar ou não?

O uso do esfoliante de café caseiro não é desencorajado, se for feito do jeito certo. O mais importante é não enxaguá-lo em pias e ralos ou qualquer outro lugar que leve o resíduo direto para o encanamento. O esfoliante em si é barato, mas os possíveis danos do encanamento, não. 

É necessário ser minucioso na escolha dos grãos para fazer o esfoliante. Se eles foram muito grandes ou pontudos, é possível que causem dano à pele. Procure uma alternativa bem moída para evitar a irritação da sua pele. 

Os esfoliantes de café cosméticos produzidos para comercialização podem ser benéficos, contando que se preste atenção nos ingredientes. Evitar o contato com químicos sempre é melhor para a saúde. 

Por fim, se sobrarem outras dúvidas, entre em contato com o seu dermatologista  — ele sabe o que é melhor para a sua pele.