Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Trocar o modo de exibição da tela para o dark mode, ou modo escuro, pode ajudar a proteger sua visão? Entenda

Imagem de Sten Ritterfeld em Unsplash

Dark mode, modo escuro ou modo noturno é um modo de exibição de tela que substitui o fundo branco padrão pelo preto. O modo escuro tem como objetivo reduzir a exposição à luz azul e ajudar com o cansaço visual que vem com o tempo de tela prolongado.

O que a luz azul tem a ver com isso?

Para entender se o modo escuro tem algum benefício para a saúde, primeiro temos que considerar a forma como a luz azul afeta nossos olhos. As ondas de luz azul são emitidas de nossos dispositivos de tela, mas sua fonte predominante é o sol – elas se espalham em nossa atmosfera e tingem o céu de azul. Essas ondas têm mais energia do que outras cores de luz e enviam ao nosso cérebro o sinal de que é dia.

Embora estejamos dando os primeiros passos para entender os efeitos colaterais da exposição excessiva à luz azul das telas, é fácil imaginar como e por que ela confunde nossos olhos e organismo. Algumas pessoas acreditam que optar pelo dark mode nas horas que antecedem o sono as ajuda a adormecer mais rapidamente e a dormir melhor, por períodos mais longos.

Em teoria, isso ocorre porque as configurações padrão da tela nos expõem a mais luz azul após o anoitecer, interrompendo nosso ritmo circadiano e suprimindo a melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que está na hora de dormir.

O modo escuro também pode tornar a leitura mais fácil, especialmente quando você está em uma sala com as luzes apagadas. A redução na luz azul pode reduzir o estrabismo ou esforço associado a grandes quantidades de brilho.

No entanto, essas anedotas sobre a luz azul e os olhos não são necessariamente apoiadas por pesquisas ou pela opinião de especialistas. A American Academy of Ophthalmology (AAO) afirma que o cansaço visual digital é causado pela maneira como usamos nossos dispositivos digitais, não necessariamente pela luz azul que vem deles.

Apesar disso, o dark mode tem ganhado popularidade entre usuários, dispositivos e aplicativos. Um grande motivador do modo escuro é a estética – mas, além do estilo,  disseminação do modo escuro gerou uma série de alegações duvidosas sobre os benefícios propostos, cobrindo afirmações de que ajuda na concentração, cansaço visual e duração da bateria.

Dark mode realmente tem impacto sobre a luz azul?

Estudos sobre se o modo escuro e outras soluções de filtragem de luz azul funcionam para mitigar a exposição à luz azul são inconclusivos. No entanto, parece que o modo escuro tem mais probabilidade de afetar o ritmo do sono do que o cansaço visual.

Um estudo de 2019 sobre configurações de modo escuro da Apple não demonstrou nenhuma diferença notável na produção de melatonina entre as pessoas que usaram o Night Shift, ou dark mode, no iPad antes de dormir e as que não usaram.

Os autores do estudo sugeriram ainda que o Night Shift por si só não seria suficiente para restaurar o ritmo circadiano. Reduzir as configurações de brilho do dispositivo parecia ser igualmente importante – ou até mais.

Entretanto, algumas pesquisas sugerem que pode haver alguma conexão entre a luz azul e a rapidez com que você adormece. Um estudo de 2017 mostrou que jogar em um smartphone antes de dormir fazia com que as pessoas demorassem mais para adormecer, em comparação com aqueles que usaram um software de filtragem de luz azul em seus dispositivos.

No entanto, o esforço de olhar para uma tela pode variar muito dependendo do ambiente. Em um ambiente mal iluminado, onde a principal fonte de luz é a tela, maior será o cansaço visual causado por uma tela bem iluminada.  Por outro lado, em um ambiente bem iluminado, uma tela mais escura pode realmente forçar seus olhos a trabalharem mais.

O que fazer?

Se você estiver preocupado com a fadiga ocular ou a secura, talvez seja melhor investir em lágrimas artificiais ou em uma tela fosca para seu dispositivo. Para o próprio dispositivo, as recomendações incluem aumentar o contraste da tela ou ajustar o brilho para que não fique mais claro ou mais escuro que o ambiente.

A melhor solução, entretanto, pode ser ficar longe do computador o máximo de tempo possível. Limitar o tempo de tela é a dica principal. Você também pode usar a regra dos 20: a cada 20 minutos, olhe para algo fora do foco da tela por 20 segundos.

Devo buscar ajuda médica?

Pode ser uma boa ideia buscar ajuda médica profissional se você apresentar os seguintes sintomas:

  • Cansaço visual ou dor significativa nos olhos
  • Olho seco crônico
  • Dores de cabeça frequentes ou ataques de enxaqueca que não respondem a medicamentos de venda livre
  • Obstruções na visão
  • Sinais de infecção ocular


Fontes: Healthline, Insider e Wired


Veja também: