Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como calcular o período fértil, fase do ciclo menstrual em que o corpo da mulher é biologicamente capaz de engravidar

Aprender como calcular o período fértil é uma forma auxiliar de gerir a reprodução. Esse período é uma fase do ciclo menstrual em que o corpo da mulher em idade reprodutiva pode fertilizar um espermatozoide. Ele começa três dias antes do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias (contando do primeiro dia da menstruação) e termina três dias depois dessa data, se repetindo todos os meses, até a chegada da menopausa.

Saber como calcular o período fértil é importante para quem deseja evitar uma gravidez e para quem busca conceber um bebê. Dessa forma, é preciso ficar atenta à duração média do próprio ciclo menstrual.

Como calcular o período fértil

Dependendo do corpo de cada pessoa, o ciclo pode durar mais ou menos de 28 dias, e ser irregular. Se você menstruou no dia 20 de março e, no ciclo seguinte do mesmo ano, no dia 16 de abril, por exemplo, isso significa que seu ciclo apresentou uma duração de 28 dias. Se esse intervalo de tempo variar muito de um mês para o outro, pode ser que você tenha um ciclo irregular.

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro antes de um ano de observação. Para saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é necessário anotar a duração do ciclo todos os meses do ano e subtrair 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo, sempre contando com o primeiro dia de menstruação.

Se o seu ciclo mais curto foi de 20 dias e o ciclo mais longo de 34 dias, por exemplo, você fará a seguinte conta: 20 – 18 = 2 e 34 – 11 = 23, ou seja, o período fértil será entre o 2º e o 23º dias do ciclo, o que é bastante impreciso.

Uma forma mais segura de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para quem busca uma gravidez é recorrer ao teste de ovulação de farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como muco com aspecto de clara de ovo e aumento da libido.

Apenas o calcular o período fértil não é um método eficaz para evitar uma gravidez, ele deve ser usado em conjunto com outros métodos contraceptivos, como o preservativo, por exemplo.

Sinais

O período fértil apresenta sinais quando está chegando, como aumento da secreção vaginal, que fica semelhante a uma clara de ovo e é meio elástica, sem odor forte. Isso acontece porque o organismo feminino está preparado para fecundar e essa secreção tem o papel de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

O aparecimento das espinhas também é comum quando o período fértil está próximo, já que nesse período a pela da mulher tende a ficar mais oleosa.

No período fértil também é normal a temperatura basal da mulher aumentar cerca de meio grau. Isso pode ajudar aquelas que desejam engravidar a identificar os dias mais férteis, mas é necessário contar com a ajuda de um termômetro.

Nesse caso, muitos médicos recomendam medir a temperatura colocando o termômetro sob a língua pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual. Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada, provavelmente essa mulher estará na época fértil.

É na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. Afinal, fisiologicamente o organismo está pronto para fecundar e, automaticamente, isso se dá por meio de relações sexuais. A produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto, também aumenta no período fértil.

A dor no baixo ventre acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal-estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grandes chances de estar ovulando.

A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principalmente devido às alterações hormonais comuns do período.

Como calcular o período fértil
Imagem de Anastasiia Chepinska em Unsplash

O período fértil e o ciclo menstrual

O período fértil é um processo natural pelo qual passa a maioria das mulheres em idade reprodutiva. Todo mês, depois de passar pela puberdade e antes de chegar a menopausa, o corpo da mulher passa por várias mudanças biológicas. Essas mudanças ocorrem por meio da variação hormonal e se dividem em quatro fases (menstrual, folicular, ovulatória e luteal), recebendo o nome de ciclo menstrual.

Durante cada ciclo menstrual, um óvulo é desenvolvido e liberado pelos ovários. O útero acumula um revestimento chamado endométrio e, se o óvulo não fertilizar um espermatozoide (para dar início a uma gravidez), o revestimento uterino é expelido durante o período menstrual. Então o ciclo começa novamente.

O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para fecundar o espermatozoide e dar início a gravidez.

Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação, e há aumento da libido.

O período fértil de cada mulher é diferente. Algumas mulheres menstruam a cada 28 dias todos os meses. Outras possuem um período fértil mais irregular. O período fértil também pode mudar durante determinados momentos da vida, podendo ficar mais irregular à medida que se aproxima da menopausa, por exemplo.

Uma maneira de descobrir se você está tendo algum problema com seu período fértil é registrar e analisar seus ciclos menstruais. Anote quando eles começam e terminam. Registre também quaisquer alterações nas sensações e no número de dias que você sangrou e o aspecto do muco vaginal.

Fatores que alteram o período fértil

Qualquer um desses fatores podem alterar o período fértil:

  • Pílula anticoncepcional
  • Estresse
  • Cansaço
  • Alterações na rotina
  • Variações emocionais
  • Prática de atividade física intensa
  • Síndrome do Ovário Policístico (SOP): desequilíbrio hormonal que impede que um óvulo se desenvolva normalmente nos ovários, causando ciclos menstruais irregulares
  • Miomas uterinos: não cancerosos, podem tornar os períodos mais longos e mais difíceis ​​de aplicar o que o habitual
  • Distúrbios alimentares: anorexia, bulimia e outros transtornos alimentares podem atrapalhar o período fértil e interromper a menstruação

Alguns sinais de que pode haver algum problema com o período fértil:

  • Você pulou os ciclos ou seus períodos pararam completamente;
  • Seu período é irregular;
  • Você sangra por mais de sete dias;
  • Seu ciclo menstrual é inferior a 21 dias ou têm mais de 35 dias de intervalo;

Se você tiver esses ou outros problemas com seu período fértil ou ciclo, procure ajuda médica. Se você está buscando engravidar, dê uma olhada na matéria Como engravidar com 16 dicas.