Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Comece seu jardim de ervas com as ervas mais fáceis de plantar

Conhecer as ervas mais fáceis de plantar pode ser o primeiro passo para começar um jardim de ervas em sua casa. Além disso, manter algumas ervas frescas à sua disposição pode adicionar um sabor a mais nas suas receitas e providenciar benefícios à saúde! 

Cultivar suas próprias ervas pode ser mais saudável! A falta de agrotóxicos e fertilizantes providenciam uma alimentação sem alguns químicos que podem ser prejudiciais à saúde. 

E, por outro lado, você também economiza um pouco no mercado. Para evitar que estraguem, você pode fazer a colheita e congelar algumas ervas para mantê-las por mais tempo. 

O ato de cultivar seus próprios alimentos contribui para a saúde e também para as suas habilidades na jardinagem. Entretanto, nem sempre temos o espaço necessário para o cultivo de vegetais, frutas e legumes. As ervas, por seu lado, não requerem muito espaço e podem ser plantadas até em apartamentos.

Confira a seguir as ervas mais fáceis de plantar

Alecrim

Mesmo sendo uma planta arbustiva, o alecrim não precisa de muito espaço para crescer, geralmente prefere vasos pequenos e não requer muita luz do Sol. No entanto, ela pode ser mais difícil como planta interna, portanto, se tiver espaço, é recomendável deixá-las para fora. A planta de alecrim pode alcançar até 2 metros de altura, portanto, deve ser podada regularmente para evitar que tome o espaço de outras plantas. 

Além de ser comestível, o alecrim pode ser usado para a infusão de chás e de óleos capilares, uma vez que estimula o crescimento do cabelo! 

Aprenda como plantar alecrim aqui: “Confira passo a passo de como plantar alecrim”.

Hortelã

Acredita-se que a hortelã seja a erva mais fácil de plantar. Ela cresce tão bem que é recomendado plantá-la sozinha, para que ela não interfira no crescimento de outras plantas. A hortelã é perfeita para pessoas que não tem muito espaço para um jardim externo, uma vez que essa planta pode facilmente se proliferar até após ser negligenciada. 

Plantas da espécie Mentha spp sobrevivem melhor no solo úmido e com exposição solar parcial ou total. 

Quer plantar hortelã? Confira o passo a passo aqui: “Hortelã: benefícios e como plantar”.

Sálvia 

A sálvia (Salvia officinalis) pode ser plantada tanto dentro ou fora de casa, ela tolera a falta de água e climas mais gelados, além de se auto-proteger de pestes por conta de seu exterior “peludo”. A erva se propaga facilmente, o que faz com que a sua colheita seja proveitosa. 

Para prosperar, plante a sua sálvia em um local com solo bem drenado e exposição solar total. 

Coentro

Mesmo com as opiniões polêmicas a respeito de seu gosto, o coentro é uma erva presente na cozinha brasileira — principalmente na nordestina. As folhas crescem rapidamente, podendo ser colhidas após um mês de seu plantio inicial, mas morrem facilmente. 

Perfeita para ambientes internos, o coentro não suporta climas muito quentes e não precisa de muita água após brotar. Prefira um solo bem drenado e exposição solar parcial. 

Cebolinha

A cebolinha deve ser plantada em um vaso sozinha, para evitar a sua proliferação por outros canteiros. A planta cresce rapidamente e é super resistente — sobrevivendo ao inverno e crescendo mesmo após ser cortada para a colheita. 

Plante sua cebolinha em um local com exposição solar total e em um solo bem drenado.