Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Atividades para o maternal melhoram aprendizado de crianças que acabaram de entrar em contato com a escola

Atividades para o maternal são essenciais para o desenvolvimento da criança que acabou de entrar na escola. A partir do primeiro ano de vida, a criança pode ser matriculada para estudar no maternal, onde ficará até os três anos de idade. Lá ela terá seu primeiro contato com outras crianças e adultos e poderá aprender um pouco mais sobre o mundo. Além de desenvolver o próprio raciocínio. 

Durante este período da vida da criança, ela vai para a escola para desenvolver atividades para maternal e para passar o dia. Ou seja, lá ela almoça, lancha e tira a soneca da tarde. O maternal é ideal para pessoas que trabalham e não podem ficar com os filhos o dia todo. Os cuidados do maternal devem ser realizados por profissionais especializados na educação infantil.

Logo depois de completarem seus anos no maternal, as crianças entram para a segunda fase da educação infantil. Essa fase é conhecida como jardim de infância ou pré-escola, e também dura até três anos. 

Atividades para maternal

Começar a desenvolver o trabalho com crianças pode ser uma tarefa difícil. No entanto, as atividades para maternal são fundamentais para a educação das crianças. Na hora de desenvolver as atividades para maternal, tenha em mente que sempre é possível começar ensinar leitura e números para crianças pequenas, desde que de maneira que elas possam assimilar.

Além disso, não se esqueça dos aprendizados básicos, como a alimentação, o cuidado com a higiene e o respeito com os coleguinhas. Confira a seguir uma lista com algumas atividades para maternal.

Caça de formas

Uma boa maneira de começar as atividades para o maternal é ensinando pouco a pouco sobre o mundo que os cerca. Por isso, incentive as crianças a entrarem em uma caça de formas. Ensine-os quais são as formas mais comuns, como quadrado, triângulo, retângulo, losango e círculo.

Depois de demonstrar o que são cada uma das formas com imagens ilustrativas, peça para que as crianças identifiquem as formas pela sala. Se preferir, peça que eles apenas observem e nomeiem os objetos. Caso prefira uma atividade para maternal mais enérgica, peça para as crianças se levantarem e procurarem os objetos com calma e cuidado. 

Por fim, junte tudo que foi coletado durante a atividade para o maternal, e avalie com os alunos. 

Explore os antônimos 

Um bom exemplo de atividade para o maternal é a exploração de antônimos. Reúna-se com as crianças e proponha uma maneira em que todos consigam explorar as palavras e seus antônimos. Por exemplo:

Crie cenários onde as crianças possam identificar o contrário dos acontecimentos. Aponte para um aluno que usa casaco e pergunte para os outros: se ele está com o casaco, significa que está com frio. Logo, qual seria o contrário do frio? O calor!

Assim, as crianças podem desenvolver um pouco mais seu aprendizado com palavras e a leitura. Além de passar a entender melhor seus sentimentos a respeito de situações sociais. 

Leitura e compreensão

Apesar das crianças ainda não saberem ler, elas podem começar a serem introduzidas no mundo das letras através de atividades para maternal. Desta forma, separe um livro infantil de seu gosto, e leia para os alunos. Separe um momento do dia em que todos estejam prestando atenção e calmos.

Como forma de garantir que as crianças entendam a atividade para o maternal, peça para que elas desenhem os personagens principais e o cenário que eles se encontram. Forneça lápis, canetas, giz e folhas para que eles possam se expressar livremente. Cheque cada desenho e o desenvolvimento dele enquanto as crianças estão com a mão na massa.

Questionários e pesquisas com gráficos simples

Durante um período de tempo, realize atividades para maternal que incluam, jogos, filmes, livros e músicas educativas. No fim desse período, de uma semana ou um mês, entregue papéis para os alunos com o nome das atividades que foram passadas.

Depois de entregar cada papel, peça para que cada aluno coloque do lado de cada nome algo que simbolize o quanto ele gostou daquela atividade. Pode ser uma quantidade certa de figurinhas, um desenho especial ou uma nota de zero a dez. Qualquer coisa que simbolize o quanto ele gostou daquilo.

Assim, é possível que a criança aprenda a diferenciar o que ela gosta e não gosta. O professor responsável também irá descobrir quais atividades são de maior interesse dos alunos, e quais não são.

Quadro sensorial

Essa opção de atividade para maternal vai precisar ser feita com carinho pelo professor responsável. Basta criar um quadro com diversos objetos colados nele, que possam passar os mais diversos tipos de texturas possíveis. Lembre-se de deixar um espaço significativo entre cada objeto, para que as crianças possam brincar livremente.

Com essa atividade para o maternal, o aluno pode aprender e experimentar os mais diversos tipos de sensações de diferentes texturas. Ele entrará em contato com objetos que irá lidar no dia a dia, só não se esqueça de tirar dúvidas que forem levantadas.

Se a criança retirar alguns dos objetos do lugar, não se importe. Porém, se ela decidir levá-lo até a boca ou tentar agredir outro aluno, impeça. 

Siga o trânsito 

Ainda nos primeiros anos de vida, a criança não tem uma coordenação motora desenvolvida. A atividade para maternal de seguir o trânsito ajuda no controle do uso de materiais como pincéis, canetas e lápis. 

Para o desenvolvimento dessa atividade, desenhe uma estrada em uma cartolina e coloque umas tampinhas em lugares aleatórios. Entregue uma caneta marcadora para cada aluno e peça para que eles sigam o caminho da estrada, sem passar do desenho. Ensine-os a fazer uma curva nas tampinhas.

Medir com as mãos 

Essa atividade para o maternal incentiva as crianças a aprenderem um pouco mais sobre as medidas. Para realizá-la, separe uma cartolina grande e peça para que as crianças se posicionem de costas para ela. Com a ajuda de uma fita métrica, meça a altura de cada um dos alunos. 

Depois de ter as medidas de cada aluno, peça para que eles sujem suas mãos com bastante tinta. Logo depois, deixe que eles sujem a cartolina com as mãos até o ponto que está marcada sua altura. Desta forma, você pode ensinar para a criança o tanto de mãozinhas que dão sua altura.

Exemplo: “A Mariana tem 1,15 de altura e isso é igual a dez mãozinhas”.

Pulando em travesseiros de letras

Outra atividade para o maternal que incentiva o aprendizado de letras é o travesseiro de letras. Escreva algumas letras em papéis, e coloque em almofadas ou travesseiros usando fita adesiva. Espalhe as letras ao redor da sala, deixando um espaço considerável entre elas.

Convide as crianças a andarem em cima das almofadas sem pisar no chão. Enquanto elas atravessam a sala sobre os travesseiros, peça para que elas recitem a letra ou o som que elas fazem. Se os alunos conseguirem, peça também que digam uma palavra que comece com aquela letra. 

Círculo do crocodilo 

O círculo do crocodilo é uma brincadeira ótima para o desenvolvimento da alfabetização de alunos. Você irá precisar colocar letras em papéis dentro de um balde, e enfeitá-lo como se fosse um crocodilo.  As crianças irão repetir a frase “crocodilo, crocodilo junto ao lago; vou entrar e ver o que (letra) comeu”. 

Depois disso, o aluno tem que retirar uma letra do alfabeto de dentro da boca do crocodilo. Assim que ele tirar, ele precisa dizê-la em voz alta. Você também pode criar cartas especiais com letras diferentes, para que os alunos às vezes repitam a vez ou não tenham vez durante uma rodada.