Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como fazer esfoliação com borra de café e reduza olheiras, inflamação e espinhas

Imagem editada e redimensionada de Tyler Nix, está disponível no Unsplash

Saber como fazer esfoliação com borra de café é uma forma de prolongar o uso do pó de café e praticar o autocuidado com um produto natural e livre de testes em animais. Os antioxidantes presentes no café ajudam a combater os radicais livres que causam danos à pele. Fazer esfoliação com borra de café é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele, fornecer vitamina B3, tratar acne, reduzir a inflamação, entre outros benefícios. Entenda:

Benefícios de fazer esfoliação com borra de café

Embora o café seja conhecido por seus efeitos estimulantes no organismo, ele pode proporcionar efeitos opostos quando aplicado topicamente. Isto é graças aos antioxidantes presentes em seus grãos. A aplicação da borra de café no rosto ajuda a diminuir a aparência de manchas causadas pelo sol, vermelhidão e rugas. De fato, um estudo encontrou uma correlação direta entre beber café e uma diminuição nos efeitos de fotoenvelhecimento.

O café é uma fonte de vitamina B3 (niacina), graças à quebra de um composto chamado trigonelina. No entanto, a trigonelina só se decompõe em niacina quando há torra dos grãos de café. De acordo com a Skin Cancer Foundation, a niacina pode ser útil na prevenção de câncer de pele não melanoma e, possivelmente, prevenir outros cânceres de pele.

De acordo com um outro estudo, os efeitos anti-inflamatórios do café podem ser atribuídos ao ácido clorogênico e à melanoidina. A primeira substância também está ligada à redução da hiperpigmentação que pode estar relacionada à inflamação.

No caso de uma ferida ou infecções frequentes da pele, o uso regular de café pode ajudar a combater problemas de bactérias nocivas. As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, combinadas com a esfoliação natural dos grãos de café, todos esses benefícios podem combater coletivamente a acne.

O café também pode ajudar a tratar as olheiras persistentes, de acordo com a Beverly Hills MD Cosmeceuticals. Isso ocorre porque a cafeína ajuda a dilatar os vasos sanguíneos que contribuem para as olheiras. Porém, a maioria dos estudos a respeito dos benefícios do café levou em conta seu uso como bebida, ainda não há muitas pesquisas comprovando os benefícios da aplicação tópica.

Para usar café em olheiras escuras:

  • Misture ½ colher de chá de borra de café e azeite de oliva ou óleo de coco. Adicione algumas gotas de água para fazer uma pequena pasta na mão;
  • Dê um tapinha delicado sob os olhos sem esfregar;
  • Deixe a mistura por cinco a dez minutos;
  • Enxágue com água ou limpe a máscara com um pano macio. Repita quantas vezes for necessário.

Cuidados pós-sol

Os mesmos benefícios antienvelhecimento do café também podem ser usados ​​para os cuidados pós-sol. A chave aqui é fazer um tratamento calmante que sua pele queimada de sol apreciará – não uma máscara ou uma esfoliação, como faria em outras doenças de pele.

Para fazer um tratamento de pele à base de café para queimaduras solares:

  1. Faça uma xícara de café fresco. Em seguida, dilua com água fria;
  2. Coloque um pano macio ou uma toalha de papel na água e torça o excesso;
  3. Aplique delicadamente o pano nas áreas afetadas da pele;
  4. Repita várias vezes ao dia até que a vermelhidão e o inchaço comecem a diminuir.

Reduzir a celulite

O café pode ajudar a reduzir a aparência da celulite na pele. De acordo com estudo, o café é a chave para a redução da celulite dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral. Por sua vez, isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite.

Pensa-se que este método para a pele seja melhor utilizado através de uma esfoliação com borra de café, porque a esfoliação também pode suavizar a pele e proporcionar uma aparência uniforme.

Como usar borra de café no rosto

Existem muitas maneiras diferentes de usar borra de café no rosto. A melhor maneira é misturar os grãos de café com um ingrediente não-comedogênico (o que significa que não obstruirá os poros). Aqui está uma receita para experimentar:

  1. Misture partes iguais de azeite e borra de café
  2. Aplique no rosto em movimentos circulares
  3. Deixe a máscara entre 15 e 60 minutos
  4. Enxágue com água morna. Repita até três vezes por semana

Contraindicações

Alguns dermatologistas não recomendam a esfoliação com borra de café. Eles afirmam que, dependendo da espessura da moagem do grão, pode haver formação de pequenas feridas durante a aplicação. Se sua pele é sensível ou se você apresentou pequenos machucados após a aplicação da borra, descontinue o uso e, se necessário, procure ajuda profissional. Apesar desse efeito adverso, a maioria dos relatos após o uso da borra de café na pele são de melhoria na maciez e em outros aspectos como redução de celulites.

Para conhecer outros usos da borra de café, dê uma olhada no vídeo:



Veja também: