Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pedalar faz bem à saúde e ao planeta! Conheça oito benefícios de andar de bicicleta

Os benefícios de andar de bicicleta são vários – desde contribuir para desafogar o trânsito das grandes cidades até a prevenção de doenças e melhora do bem estar. Pedalar é um exercício físico, que pode fazer bem à saúde física e mental. Além de beneficiar as articulações, principalmente nos pés e joelhos, e auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite. Confira por que você deveria apostar na bike como veículo de transporte e instrumento de lazer no seu dia a dia.

Quais são os benefícios de andar de bicicleta?

1. Fortalece pernas, coração e previne doenças

Praticar atividade física como ciclismo é uma ótima forma de cada vez mais prevenir doenças cardiovasculares. Entre os benefícios de andar de bicicleta estão o aumento da força muscular das pernas e do coração. A prática ajuda a reduzir os riscos de derrame e de ataque cardíaco, e regula a pressão arterial elevada. De acordo com estudo, optar pela bicicleta como meio de transporte também ajuda a prevenir e gerenciar o diabetes tipo 2.

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

2. Faz bem para saúde mental

Outros benefícios de pedalar na bicicleta são alívio de estresse, depressão e ansiedade. Focar na estrada ajuda a desenvolver concentração e atenção plena.

como controlar a ansiedade
Como controlar a ansiedade com 15 dicas

3. Reduz efeitos colaterais do tratamento de câncer

Um estudo mostrou que manter o corpo ativo durante o tratamento de câncer de mama ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento, incluindo diminuição da fadiga e melhora da qualidade de vida geral.

4. É um hábito eco-friendly

Pedalar é uma atividade eco-friendly, pois reduz a pegada de carbono do transporte, especialmente quando a viagem é longa demais para caminhar.

É melhor caminhar ou pedalar?

A resposta é: depende. Os benefícios dos dois dependem de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. No entanto, a prática de andar de bicicleta pode queimar mais calorias do que uma simples caminhada, além de melhorar a coordenação motora.

5. Melhora o equilíbrio, postura e coordenação

Ao estabilizar o corpo e manter a bicicleta ereta, você melhora o equilíbrio geral, a coordenação e a postura. O equilíbrio tende a diminuir com a idade e a inatividade, por isso é vital mantê-lo em dia. A melhora do equilíbrio é benéfica na prevenção de quedas e fraturas.

Menopausa: sintomas, efeitos e causas

6. É uma opção de baixo impacto

Andar de bicicleta é fácil para o seu corpo, o que o torna uma opção suave para pessoas que querem um treino intenso sem forçar as articulações.

Aliás, pedalar é uma ótima opção para pessoas que têm problemas nas articulações ou rigidez em geral, especialmente na parte inferior do corpo.

7. Zero poluição do ar e sonora

benefícios-de-andar-de-bicicleta
Foto de Kaur Kristjan na Unsplash

Andar de bicicleta é silencioso e não emite gases do efeito estufa! Isso é um ganho para a cidade, já que, além de não poluir o ar aumentando o número de mortos por poluição do ar, não incomoda pessoas.

E a melhor parte é que também não desequilibra a vida animal, como a reprodução de passarinhos, que são polinizadores e atraem o sexo oposto muitas vezes através do canto.

8. Auxilia na perda de peso

Pedalar contribui para a prevenção da obesidade, reduz o acúmulo de gordura e ajuda a emagrecer, se você pedalar pela manhã. Uma pesquisa descobriu que pessoas que se exercitavam antes do café da manhã por seis semanas, melhoraram a resposta à insulina, o que as ajudou a queimar duas vezes mais gordura do que aquelas que se exercitavam depois do café da manhã. Além disso, andar de bicicleta pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) ao estimular o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea.

Cuidados necessários

Uma pesquisa de 2020 mostrou que as ciclovias e as ruas a 550 metros das pistas tiveram menos colisões entre ciclistas e veículos. Por isso, dê preferência às ciclovias e procure se manter longe das pistas. Além disso:

  • Siga as leis de trânsito. Tenha cuidado ao passar por cruzamentos e áreas movimentadas, mesmo se você tiver a prioridade;
  • Invista em um capacete de qualidade e qualquer outro equipamento de proteção que você possa precisar;
  • Evite roupas largas que possam ficar presas nas correntes da bicicleta;
  • Tenha luzes de bicicleta, bem como equipamento reflexivo para andar de bicicleta à noite;
  • Se for um longo trajeto de bicicleta para o trabalho, leve uma muda de roupa para se refrescar;
  • O mau tempo também pode ser um obstáculo. Nos dias em que não é possível pedalar ao ar livre, você pode andar de bicicleta ergométrica ou escolher outra atividade. Se o seu meio de transporte é o ciclismo, invista em equipamentos para chuva e frio.
  • Para passeios diurnos prolongados, use protetor solar em toda a pele exposta. Reaplique a cada duas horas, especialmente se você estiver suando. Use óculos de sol com proteção UV e um chapéu. Considere investir em roupas com proteção UV.

O que acontece se eu andar de bicicleta todo dia?

Andar de bicicleta regularmente pode fazer com que o seu corpo se acostume com o trajeto e os efeitos do exercício no corpo reduzam com o tempo. Por isso, é importante sempre criar novas rotas, aumentar o tempo de pedalada e ser criativo na hora de fazer a atividade física. Não se prenda na rotina, use a bicicleta para ir ao mercado, ao trabalho, ao encontro com os amigos ou até mesmo para ir ao shopping. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais