Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saber o que levar para maternidade é um passo importante para o dia do nascimento do bebê e para o bem-estar da mãe

O que levar para maternidade? Esta pode ser uma grande dúvida para gestantes que estão perto de dar a luz aos seus filhos. É preciso estar bem preparado para que você passe por todo o processo de parto de forma segura, correta e confortável. Assim, nenhum imprevisto pode acontecer e acabar dificultando o grande dia.

Quando se preparar

Apesar da maioria dos bebês nascerem apenas depois que a mãe completa nove meses de gestação, imprevistos podem acontecer. O que significa que é necessário que os pais estejam preparados para o nascimento da criança assim que a gestante chegar aos meses finais da gravidez.

Desta forma, um dos melhores períodos para começar a arrumar o que levar para maternidade é aos oito meses da gestação. Apenas no caso da criança nascer um pouco antes do que se espera. Lembre-se de conversas com o médico ou médica responsável pelo acompanhamento da gestação sobre qual a previsão do parto e quais os cuidados que precisam ser tomados.

Se você precisar de ajuda para saber e conferir o que levar para maternidade, chame alguém de confiança. Pode ser seu parceiro, parceira, mãe, pai ou qualquer outra pessoa que você possa contar. Uma rede de pessoas de confiança é essencial para que a gestante não se sinta assustada e sozinha durante o parto.

O que levar para maternidade 

Plano de parto

O plano de parto é uma carta ou tabela com todas as suas preferências a respeito de como irá acontecer o parto de seu filho. Nele é possível exigir quem poderá estar ao seu lado durante o nascimento, quais remédios você pode tomar e como você quer que ocorra o parto.

Será preciso fazer diversas cópias do plano de parto para que sejam entregues aos enfermeiros, médicos, secretários e qualquer um que tenha contato com você durante todo esse período. O plano de parto também pode ser colocado na porta ou na parede de seu quarto de hospital.

Documentos

Esses são um dos objetos essenciais quando se fala sobre o que levar para maternidade. Tenha em mãos sua identidade, ou qualquer documento com foto, RG e CPF. Não se esqueça do seu cartão do SUS ou do plano de saúde.

Será preciso entregar o nome e o número do médico do bebê. Não se esqueça de entrar em contato com o hospital para saber se existe algum documento extra ou apenas para saber o que levar para maternidade. Alguns hospitais também exigem uma cópia de seu histórico hospitalar.

Carregador e celular

Uma das dicas sobre o que levar para maternidade é o carregador e o celular. Desta forma, você poderá entrar em contato com quem for necessário para a situação, e também terá como carregar o aparelho se acabar sua bateria. 

Kit de sangue do cordão umbilical

Quando uma mulher entra em trabalho de parto, ela pode optar por armazenar o sangue do cordão umbilical de seu filho. Isso porque esse líquido é repleto de células-tronco que são benéficas para diversas doenças. Uma mãe que opta por guardar o sangue pode doá-lo para quem precisa ou mantê-lo em em um banco de sangue familiar, no caso da criança precisar futuramente.

Para que esse procedimento seja realizado, é preciso checar com os médicos e o hospital sobre os documentos necessários. Assim, não faltará nada para o momento que o parto for realizado.

Produtos de higiene pessoal

Quando se realiza o nascimento de uma criança, a gestante costuma passar ao menos um ou dois dias no hospital. Por isso, é preciso levar para a maternidade produtos de higiene pessoal. Mas, é preciso saber exatamente o que levar para maternidade:

Absorventes

Os hospitais costumam fornecer absorventes para todo o sangue que sobra depois do parto. No entanto, se você prefere alguma marca exclusiva, é possível que você leve o seu próprio. Não se esqueça de ter o seu próprio estoque em casa.

Óculos 

Se você precisa de óculos, então é essencial levá-los para a maternidade. Se você usa lentes de contato também não se esqueça da solução das lentes e da caixa onde são guardadas. Algumas mães optam por não usar as lentes durante o parto e alguns procedimentos também exigem que a pessoa as retire.

Objetos pessoais e roupas 

Na hora de saber o que levar para maternidade, tenha em mente que você irá passar um tempo no hospital. Desta forma, não se esqueça de preparar suas roupas e acessórios confortáveis. Algumas mães acabam passando mais tempo na maternidade do que outras, por isso, esteja bem preparada para ficar por lá até o beber nascer.

O que levar para maternidade quando se trata de roupa:

  • Roupão;
  • Camisola ou pijama;
  • Chinelos;
  • Meias;
  • Par de roupas confortáveis; 
  • Roupa íntima pós-parto;
  • Sutiãs hospitalares.

O que levar para maternidade para se sentir confortável e passar o tempo

Às vezes,é preciso saber o que levar para tornar o evento do parto mais agradável. Logo, objetos que geram conforto podem ser essenciais para tornar a experiência da gestante menos estressante. Confira algumas coisas que podem ajudar:

  • Óleo de massagem;
  • Óleos essenciais;
  • Música (CD, DVD, MP3 ou IPod);
  • Livros, revistas ou tablet;
  • Itens de conforto, como um urso de pelúcia ou um travesseiro;

O que levar para maternidade para depois do parto 

Lanches

Depois de horas seguidas de parto, é possível que você apresente muita fome. Para isso, nem sempre a comida do hospital é suficiente. Desse jeito, opte por levar alguns lanches saudáveis, como cenouras cortadas ou frutas secas, que podem ajudar a matar a fome e ainda nutrir seu corpo

Fones e máscaras para dormir 

Em caso do lugar estar muito barulhento ou iluminado, leve fones e uma máscara para dormir. Assim pode se distrair do que incomoda. 

Presentes para os irmãos mais velhos

Outra opção sobre o que levar para maternidade que não parece tão comum. Algumas crianças se sentem enciumadas quando descobrem que terão que dividir os pais com um novo filho. Uma maneira de evitar esse sentimento e melhorar a relação entre os dois, é levar uma pequena lembrança para o recém-nascido dar ao irmão mais velho.

Assim, o filho mais velho pode se sentir querido e mais confortável com a ideia de dividir a família com mais outra criança. 

O que levar para maternidade para o bebê

  • Roupa para voltar para casa: Não se esqueça de cobrir os pés e as mãos do bebê. Lembre-se que a pele do recém-nascido é sensível e precisa ser protegida;
  • Um cobertor de bebê: Algumas pessoas optam por levar a própria coberta, para que o bebê seja embrulhado enquanto estiver na maternidade. 
  • Cadeira de criança: Quando voltar para casa será necessário que a cadeira de bebê esteja acoplada ao carro. Já que ela irá proporcionar maior segurança ao recém-nascido durante a viagem de volta para casa.

O que levar para maternidade quando se é parceiro(a)

A pessoa que acompanhará a gestante, também precisa ter em mente o que levar para maternidade. Afinal, esse indivíduo será o acompanhante da grávida durante boa parte do processo de parto. Desta forma, a pessoa tem que estar totalmente preparada para enfrentar dificuldades e resolver problemas que a mãe não poderá resolver. Confira a lista de dicas sobre o que levar para maternidade sendo o acompanhante: 

  • Produtos de higiene pessoal;
  • Roupas extra;
  • Lanches e bebidas;
  • Livros e revistas;
  • Celular;
  • Câmera, caso seja permitido gravar o parto;
  • Dinheiro o cartões;
  • Medicamentos para dor caso sinta estresse devido à situação;
  • Sapatos e roupas confortáveis;
  • Documentos de identificação