Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda mais sobre a tabela nutricional do ovo, suas calorias e valor protéico

A tabela nutricional do ovo possui diversos nutrientes essenciais para o bem-estar em geral. O ovo é um dos alimentos mais populares do mundo, contendo diversos benefícios à saúde, mas também sendo associado a alguns riscos e controvérsias na comunidade nutricionista.

A controvérsia em seu consumo está altamente relacionada ao valor de seu colesterol. Enquanto o consumo diário do composto é de até 300 mg, um ovo grande possui cerca de 186 mg de colesterol. Embora seja uma quantidade significativa, pesquisas apontam que a ingestão de um ovo por dia não apresenta riscos à saúde ou ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares — associadas ao grande consumo de alimentos ricos em colesterol.

Além disso, a produção do alimento também é conhecida por seu impacto ambiental. Segundo o site Water Footprint, o equivalente de 60 gramas de ovos deixa uma pegada hídrica de 200 litros d’água. Um ovo grande possui em média 63 gramas, o que representa um gasto anual de 9 bilhões de litros de água na produção de ovos.

Por ser um alimento de origem animal, o consumo do ovo pode ser desencorajado. Existe toda uma questão ética sobre a exploração animal que ocorre em fazendas e granjas. O movimento vegano, por exemplo, escolhe não consumir nenhum produto de origem animal por conta dessa exploração. As práticas agrícolas modernas contam com o uso de gaiolas, moagem de pintinhos machos e confinamento animal para a produção de ovos, além de outras práticas exploratórias.

Diabético pode comer ovo?
Imagem de Jakub Kapusnak no Unsplash

Entretanto, o alimento ainda possui benefícios e é presente em diversas dietas ao redor do mundo. Confira a tabela nutricional do ovo!

Tabela nutricional do ovo

Os valores da tabela nutricional do ovo podem variar de acordo com o tamanho ou porção do alimento, contudo os valores aqui apresentados equivalem a 100 gramas.

  • Valor energético (calorias): 131 kcal
  • kJ: 547 kJ
  • Gorduras: 9,0g
  • Gorduras saturadas: 2,5g
  • Gorduras monoinsaturadas: 3,4g
  • Poliinsaturadas: 1,4g
  • Carboidratos: vestígios
  • Açúcares: vestígios
  • Proteínas: 12,6g
  • Sal: 0,39g

Nutrição

Apesar de seu baixo valor calórico, o ovo possui diversos nutrientes essenciais e é uma ótima fonte de proteínas. Sua variedade de aminoácidos o torna uma fonte de proteína completa. Ele também é rico em vitamina D, que ajuda na saúde óssea com o auxílio do cálcio.

Os nutrientes do ovo, porém, não são limitados à sua clara. A gema também possui ferro, vitamina D, ferro e holina. Além disso, o ovo também conta com a presença de iodo e selênio em sua composição.

Os ovos são ricos em aminoácidos, antioxidantes e gorduras saudáveis. Além disso, as gemas possuem um nutriente que combate a gordura, chamado colina, que também ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ele ainda é rico em gorduras “boas” e nutrientes essenciais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitamina D, vitamina A, vitaminas do complexo B e selênio.

Para mais informações sobre o ovo e seus benefícios, confira nossa matéria:

Ovo: benefícios, riscos e diferenças na produção

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais