Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A canela-de-velho pode ajudar a aliviar dores e ter propriedades antioxidantes. Entenda

Canela-de-velho é o nome popular da planta Miconia albicans , espécie arbórea que pertence à família Melastomaceae. Muito comum no nordeste do Brasil, esta erva medicinal é encontrada também no México, Argentina e Paraguai. O chá de canela-de-velho , feito a partir da infusão das folhas, é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias, antioxiodantes, digestivas e antimicrobianas.

Muitas pessoas relatam ter obtido benefícios com o consumo do chá de canela-de-velho . Tradicionalmente, a erva tem se mostrado eficaz contra artrite, artrose, fibromialgia e dores nas articulações, além de auxiliar no emagrecimento e ter efeito detox sobre o organismo. No entanto, o uso popular do chá e estudos sobre as propriedades medicinais da planta apontam que a canela-de-velho pode ser uma aliada no tratamento e na cura de muitos outros problemas de saúde.

Benefícios do chá de canela-de-velho

Alivia dores

O benefício mais conhecido do chá de canela-de-velho é o alívio e combate à diversas dores. O uso contínuo da canela-de-velho já se mostrou eficaz no tratamento de artrose, artrite, tendinite, dor crônica na coluna, torcicolo, bursites, torções, entre outras. A planta tem ação antinociceptiva, reduzindo a percepção e a transmissão de estímulos que provocam dor no corpo. Uma excelente opção entre os remédios naturais!

Ajuda na digestão

O chá de canela-de-velho, assim como a erva-cidreira, também é conhecido por suas propriedades digestivas, prevenindo ou melhorando sintomas como má digestão, refluxo, sensação de inchaço no estômago e azia.

Tem efeito detox no organismo

Os tratamentos detox , muito comuns hoje em dia, ajudam a eliminar toxinas do corpo e limpar o organismo. O chá de canela-de-velho é um excelente aliado nesse processo, pois livra o organismo de substâncias tóxicas e repõe nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade. A canela-de-velho também combate os radicais livres, que resultam de estresse e alimentação inadequada.

Melhora saúde e aparência da pele

A canela-de-velho também possui propriedades antioxidantes, neutralizando a ação de radicais livres e prevenindo o envelhecimento cutâneo. Por isso, é muito utilizada em tratamentos naturais para manter a pele jovem e saudável. O consumo do chá de canela -de-velho auxilia também na saúde das unhas e dos cabelos.

Ajuda no controle do diabetes

A canela-de-velho também ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, é um ótimo auxiliar no tratamento do diabetes. O excesso de açúcar no organismo é responsável ainda por problemas circulatórios, cardiovasculares e oculares. Assim, como ajuda a controlar a taxa de glicose no sangue, o chá de canela-de-velho também é eficaz na prevenção de doenças do coração e dos rins.

Ajuda a eliminar gordura no fígado

As propriedades detox do chá de canela-de-velho reduzem a taxa de triglicerídeos no sangue, auxiliando na regeneração do fígado. Por isso, a canela-de-velho funciona como aliada na prevenção da esteatose hepática (excesso de gorduras no fígado).

Pode prevenir e retardar tumores

Pesquisadores constataram que o flavonoide, substância que ajuda a prevenir ou desacelerar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, está presente na canela-de-velho . Estudos também indicam que a erva medicinal tem propriedades antimutagênicas, o que também auxilia na prevenção de tumores. A canela-de-velho também age contra o Trypanosoma cruzi , parasita causador da doença de Chagas.

Como usar canela-de-velho

O uso mais comum da canela-de-velho é o chá . Geralmente, toma-se um copo, de duas a três vezes ao dia. A bebida é preparada a partir da infusão quente das folhas da canela-de-velho . Pode-se também aplicar o chá nas regiões do corpo afetadas por inflamações, dores e inchaços. Outro uso possível é o banho com chá de canela-de-velho.

Os efeitos do uso contínuo do chá na saúde geral começam a aparecer de um a três meses depois do início do tratamento.

Chá de canela-de-velho: como fazer

Ingredientes

  • 7 folhas secas de canela-de-velho
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Adicione as folhas secas de canela-de-velho na água fervente. Deixe a bebida ferver por cerca de 30 segundos. Depois, desligue o fogo e mantenha o preparo em infusão durante 1 hora, em um recipiente tampado. Por fim, coe. É possível consumir o chá quente ou frio. Uma dica é beber duas xícaras do chá de canela-de-velho por dia, de preferência uma de manhã e outra à noite.

Efeitos colaterais

O chá de canela-de-velho é contraindicado para quem tem alergia à planta, mulheres que estejam amamentando, grávidas e crianças. É importante evitar o consumo em excesso do chá , pois pode afetar o estômago e causar mal-estar. Além disso, alguns pesquisadores afirmam que os estudos sobre a canela-de-velho são escassos e que os dados existentes não comprovam a ação anti-inflamatória e a não toxicidade da Miconia albicans .

Assim, não haveria, cientificamente, consenso sobre os níveis seguros para consumo da planta nem garantia da eficácia de seu uso, sendo necessária a realização de mais estudos científicos acerca das propriedades da canela-de-velho . Lembre-se de que o chá de canela-de-velho é um auxiliar natural na prevenção e no combate de problemas de saúde, mas não deve substituir o tratamento médico tradicional. Procure orientação profissional para usar canela-de-velho  como tratamento de doenças ou caso tenha apresentado efeitos colaterais indesejados após o consumo.