Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Existem diversos tipos de travesseiro para o seu conforto, aprenda a escolher o melhor para a sua saúde

O travesseiro tem o objetivo de apoiar a cabeça, o pescoço e os ombros para que fiquem confortavelmente alinhados com a coluna durante o sono. Na maioria das vezes, esse produto possui um formato retangular e pode ser feito a partir de inúmeros materiais diferentes que prometem oferecer o maior conforto ao consumidor. 

Porém, com a expansão do mercado, escolher um travesseiro apropriado para o seu tipo de sono pode ser difícil. Com diversas promessas de um sono de qualidade, muitos consumidores não sabem realmente qual pode ser o melhor tipo de travesseiro que se adeque a suas necessidades. 

Em geral, especialistas recomendam que a escolha seja feita de acordo com o gosto e confortabilidade do consumidor. Ou seja, não existe um tipo de travesseiro universal que possa se adequar a todas as necessidades de todas as pessoas. Mas, por outro lado, tipos específicos de travesseiro podem auxiliar no descanso com pessoas com alguns problemas de saúde. 

travesseiro-de-ervas
Como fazer um travesseiro de ervas?

Qual é o melhor tipo de travesseiro para se usar?

Já foi comprovado que diferentes tipos de travesseiro e os materiais usados em sua confecção oferecem uma variedade de suporte e conforto. Por isso, a escolha desse produto deve ser feita a partir das preferências do consumidor. 

Ao todo, o maior objetivo desse objeto é de apoiar a coluna. Desse modo, um bom travesseiro cumpre o requisito de manter a cabeça, o pescoço e a coluna no alinhamento ideal. 

No entanto, existem diversos fatores que devem ser considerados antes da compra do produto, como formato, material e tamanho. O tamanho e formato dependem, principalmente, do tipo de cama que o travesseiro ocupa, porém, o material é uma das partes mais importantes para se considerar. 

Materiais 

O material do travesseiro determina sua firmeza e maciez, que pode proporcionar um bom apoio para o pescoço ou não. Além disso, diferentes materiais podem influenciar o quão bem o corpo regula a temperatura durante o sono — travesseiros feitos com enchimento e fronhas respiráveis ​​podem diminuir a temperatura corporal de quem dorme e reduzir a probabilidade de suar durante o sono. 

Muitos são feitos com penas de animais, como gansos e patos. E, embora sejam relativamente macios, eles tendem a achatar facilmente e também são resultados da crueldade animal — que são, muitas vezes, depenados vivos. 

Os travesseiros viscoelásticos, popularmente conhecidos como travesseiro da NASA, podem ser construídos com um pedaço sólido de espuma ou com pedaços de espuma viscoelástica. Eles são feitos para se adaptar aos movimentos feitos pelo indivíduo durante o sono, acomodando a cabeça e o pescoço. 

Já os enchimentos de algodão e poliéster são os mais comuns no mercado, além dos mais baratos. Eles proporcionam conforto, embora tenham que ser substituídos com mais frequência. Outra desvantagem é que os ácaros gostam de viver em enchimentos de travesseiros sintéticos, como poliéster, portanto, as pessoas que têm certas alergias podem evitar esse material.

Qual a vida útil de um travesseiro?

Em geral, os travesseiros devem ser substituídos a cada dois anos. No entanto, você também pode substituí-lo após analisar alguns sinais de envelhecimento, incluindo: 

  • Manchas;
  • Odores;
  • Desgaste;
  • Perda de formato. 

A substituição é necessária para evitar o acúmulo de mofo, células mortas da pele e ácaros, comuns em travesseiros velhos. 

mulher abraçando um travesseiro de fronha vermelha
Image by Engin Akyurt from Pixabay 

Como lavar

Para entender como lavar travesseiros, você deve, primeiramente, ler as instruções providenciadas na etiqueta do produto. Porém, uma regra universal é de que produtos feitos de penas, penugem, algodão e enchimento de fibra  podem ser lavados em uma máquina de lavar em um ciclo suave com água morna. 

Já os de espuma não podem ser colocados na máquina. Em vez disso, use um aspirador de pó para se livrar de quaisquer detritos ou poeira e sua capa pode ir na máquina. 

De acordo com o WebMD, você deve lavá-lo a cada seis meses, mas esse tempo pode variar dependendo de seus hábitos. Se você tem o hábito de comer na cama, dormir com animais de estimação ou suar muito, você deve lavá-los quatro vezes por ano.

lavar travesseiro
Como lavar travesseiro de modo sustentável

É melhor dormir com travesseiro ou não?

Os travesseiros ajudam a manter a coluna em uma posição neutra e confortável. Contudo, algumas pessoas podem se beneficiar de dormir sem um travesseiro, como aquelas que dormem de bruços. 

De acordo com a University of Rochester Medical Center, dormir de bruços coloca sua coluna em uma posição não natural porque a maior parte do seu peso está no meio do seu corpo. Isso pode resultar na tensão das costas e do pescoço, o que pode dificultar o alinhamento da coluna vertebral. 

Por outro lado, para pessoas que dormem de lado ou de costas, dormir sem travesseiro pode ser prejudicial. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais