Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal, capaz de auxiliar na redução de alcalinidade e acidez

O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta como um sólido cristalino de cor branca ou levemente rosada. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é NaHCO3. Classificado como um sal, é altamente solúvel em água. No entanto, quando aquecido a mais de 50°C, inicia a decomposição, liberando dióxido de carbono (CO2).

Ele funciona como um agente neutralizante, contribuindo para a redução tanto da alcalinidade quanto da acidez. Sua função é neutralizar o meio, aproximando-o ao valor neutro de pH 7 na escala de 0 a 14. Valores abaixo de 7 são considerados ácidos, enquanto valores acima são básicos (ou alcalinos).

O pH 7 é neutro, representando um equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Um exemplo é a água, um composto neutro, com um pH geralmente entre 6,8 e 7,2. Para entender mais sobre pH e até criar um medidor caseiro, confira a matéria “Aprenda a fazer um medidor de pH caseiro“.

Produtos de limpeza sustentáveis
Produtos de limpeza concentrados são opções mais sustentáveis

Os produtos de limpeza concentrados são mais sustentáveis por usarem menos água em sua composição e demandarem embalagen…

Além disso, o bicarbonato de sódio tem um papel vital no corpo humano, pois mantém o pH sanguíneo dentro de uma “faixa segura” entre 7,35 e 7,45, por meio de um sistema chamado “tampão bicarbonato/ácido carbônico”. Esse tamponamento é importante, pois reduz os riscos de complicações como a alcalose metabólica, um distúrbio causado pelo desequilíbrio e excesso de bicarbonato no corpo,  e outras alterações no equilíbrio ácido-base.

Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, sendo elas responsáveis pelas diversas utilidades do bicarbonato de sódio.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

Conheça algumas formas de usar o bicarbonato:

  • O bicarbonato atua como um antiácido seguro e eficaz e pode ajudar no tratamento da azia no estômago ou indigestão ácida;
  • Previne e trata a inflamação na garganta. 
  • Fazer gargarejo com a substância ajuda na higiene bucal, reduzindo manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, o bicarbonato de sódio pode ajudar algumas pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas, além de eliminar o mau hálito devido ao seu combate contra a placa bacteriana. Conheça outras formas de acabar com o mau hálito naturalmente;
  • Descongestiona o nariz;
  • Alivia queimaduras leves;
  • Remove farpas, já que um dos benefícios do bicarbonato de sódio é ajudar a engrossar a pele e trazer a farpa para a superfície;
  • Pode ser utilizado para tratar picadas de insetos e comichões na pele.

Entenda mais sobre esses e outros usos do bicarbonato: 

bicarbonato-de-sódio
Foto: Por Aqua Mechanical, sob CC BY 2.0, em Flickr

O bicarbonato de sódio é um sal que pode ser utilizado em diversas fórmulas caseiras, como na confecção de xampus e condicionadores caseiros, produtos de limpeza, higienização de vegetais, fermento para pães e bolos, para a beleza e saúde, como remédio para aftas. Saiba mais sobre as utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha.

Quando misturado vinagre, sal, limão, água e bicarbonato de sódio, se forma uma mistura sustentável e eficaz podendo ser usada para substituir os produtos de limpeza convencionais e remover manchas.

Saúde e beleza

Por seu PH levemente alcalino, o bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de irritações menores, como picadas de insetos, afta, dor de garganta e problemas com o suco gástrico, como a azia. Já entre as suas utilidades para a beleza, ele pode fazer parte dos ingredientes de desodorante, creme de barbear, enxaguante bucal, shampoo para cabelos oleosos e secos e esfoliantes caseiros – que auxiliam na remoção de células mortas.

No caso dos produtos de beleza caseiros, é importante tomar cuidado com as dosagens, pois a substância tem uma ação forte. Receitas com bicarbonato de sódio para clarear os dentes, por exemplo, são muito comuns na internet, mas exigem atenção. O produto é usado pelos dentistas nas fórmulas profissionais para clareamento, mas em doses controladas.

Nas receitas caseiras, é difícil controlar a dosagem e a periodicidade com que o produto será aplicado. Ou seja, o efeito do bicarbonato pode acabar sendo muito abrasivo para o esmalte dos dentes. Entenda melhor o problema na matéria: “Bicarbonato clareia os dentes?“. Conheça oito métodos caseiros para clarear os dentes que não envolvem o uso de bicarbonato de sódio.

Confira a matéria “Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde” para saber mais sobre como o bicarbonato de sódio pode auxiliar na saúde.

Limpeza

O bicarbonato de sódio também é indicado na cozinha e para receitas culinárias. Ele pode ser usado como um fermento mais eficaz que o convencional e é ótimo para receitas mais aeradas, como massa de pães, bolos e biscoitos.

Porém, também é capaz de auxiliar na limpeza. Para tirar o mau cheiro da geladeira, um quarto de copo de água morna com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio podem ser usados para fazer a limpeza, umedecendo um pano com a mistura e realizando movimentos circulares.

Você também pode usar o bicarbonato de sódio para limpar o forno, para remover gorduras e para fazer a limpeza do ralo. O sal também facilita o processo de descascar um ovo cozido e ajuda até a remover os agrotóxicos presentes nos alimentos.

Qual é a contra indicação do bicarbonato de sódio?

É importante não exagerar nas doses, principalmente quando for aplicar o bicarbonato de sódio em alguma parte do seu próprio corpo. Siga as instruções das matérias linkadas e lembre-se de adquirir o produto de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

É saudável beber água com bicarbonato?

Sim. Por ser um sal alcalino, o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar a acidez do estômago. Portanto, ele é recomendado para momentos de azia e ataques de gastrite. Basta tomar cuidado com a quantia ingerida.

Para conferir mais utilidades do bicarbonato de sódio, acesse a matéria “Saiba para que serve bicarbonato de sódio”.

Bicarbonato faz mal?

Em alguns casos, o bicarbonato pode atuar de modo prejudicial ao organismo e criar efeitos colaterais indesejados. Esse é o caso de grávidas e pessoas com pressão alta, que devem evitar a ingestão do bicarbonato em fórmulas simples – como é o caso da mistura de bicarbonato e água para azia. Mas, lembre-se, se você só quiser comer um bolo de chocolate com bicarbonato de sódio então tudo bem. O ideal é consumir só um pouco do sal, se possível.

No caso de algumas grávidas, o bicarbonato pode levar a um aumento de pressão – já que o produto é um sal. Esse é também o motivo pelo qual pessoas com tendência a pressão alta devem prestar atenção às quantidades ingeridas ou evitar o bicarbonato.

O bicarbonato também pode fazer mal para pacientes com edemas e não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Por conter sal e liberar CO2 quando é metabolizado, pacientes com lesão ou insuficiência renal que tenham histórico de retenção de líquidos devem tomar cuidado na hora de usar o produto.

Se a pessoa tiver predisposição à retenção de líquidos e usar doses altas, o bicarbonato pode provocar edemas. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes. Essa condição leva o nome de alcalose metabólica.

Quando quiser usar o bicarbonato de sódio como remédio, o ideal é passar por uma avaliação médica antes. Apenas um profissional sabe como e quando o sal deverá ser usado corretamente dentro do tratamento adequado. 

No entanto, se usado do jeito certo e em doses moderadas, o bicarbonato de sódio não faz mal.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais